O trabalho relação e impactos nos recursos naturais – São José dos Pinhais/PR
Atividade/ação desenvolvida
- Outro tipo de atividade/ação educativa
- Bacia Escola
- Descrição
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 25
- Pessoas da comunidade local - Quantidade: 10
Atividades desenvolvidas e principais resultados
Os conteúdos previstos para o 3° trimestre para os estudantes do 2° ano da Escola Pedro Bonk descreviam as atividades extrativas, agropecuárias e industriais, observando fontes e modos de produção. Reconhecer a importância e relação dos recursos naturais nesse processo é de suma importância e urgência. O bairro onde situa a escola, Guatupê, possibilitou aos alunos observarem no espaço geográfico que moram, e conhecem, as características industriais, local de trabalho de muitos pais dos alunos da escola, de campo (agricultura nas chácaras) e extrativas, na pesca nos rios passam pelo bairro.
Desta forma, ficou estabelecido uma relação do trabalho com os recursos naturais presentes no cotidiano dos estudantes. E para refletir esse ciclo de dependência a turma do 2° ano escolheu o recurso natural água. Como que esse recurso está na base da produção de alimentos do bairro e beneficia economicamente famílias da escola. Daí de investigar os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo e as ações de conservação e preservação desses recursos no espaço vividos.
Foi oportunizado alunos uma visita na chácara mais próxima da escola. Nessa visita puderam observar o caminho que essa água fez até chegar na chácara, seus diversos usos, e importância na manutenção da vida e economia do bairro.
A partir de questionamentos, os estudantes descobriram qual rio que passa na chácara, sua origem e que ele pertence a Bacia do Alto Iguaçu. Descobriram também que a poucos quilômetros dali muitos colegas sofrem como enchentes desse mesmo rio tão importante para a chácara.
As atividades em sala foram voltadas para os estudos dos recursos naturais presente no bairro;
A relação deles como a atividade econômica das famílias da escola;
Atitudes de preservação e conservação que todos podem adotar;
Estudo sobre os caminhos das águas na cidade de São José dos Pinhais;
Impactos negativos na comunidade – enchentes.
Galeria de imagens
Foto 1
Irrigação na plantação de hortaliças – águas do Rio Pequeno
Foto 2
Criação de vacas de leite
Foto 3
Alface pronta para colheita
Foto 4
Água que abastece a produção da chácara- Rio Pequeno
Foto 5
Local de venda da produção da chácara