Projeto “Compensação de emissões de CO2 por meio do plantio de espécies nativas”
Publicado em
O projeto “Compensação de emissões de CO2 por meio do plantio de espécies nativas no Viveiro Florestal de Taubaté” segue com diversas ações no 1º. Semestre de 2020. De realização do Viveiro Florestal de Taubaté (Instituto Florestal – SIMA/SP), com apoio do Programa Cemaden Educação e 1 bolsa de iniciação científica do CNPq, o projeto tem como objetivo a produção, plantio e monitoramento de mudas nativas para compensação de gases de efeito estufa emitidos na 15ª edição da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Vale do Paraíba 2018″ – “Ciência para redução das desigualdades”.
O projeto também realiza ações de educação ambiental e educação para redução de riscos de desastres com estudantes de ensino médio da Escola Estadual José Mazzela, localizada em Taubaté – SP. Durante o segundo semestre de 2019, ocorreram oficinas sobre os temas Água & Floresta; Mudanças Climáticas & Desastres Socioambientais, além de um mutirão de plantio de 90 mudas de espécies nativas.
Espera-se que em 2020, os estudantes participem do acompanhamento do desenvolvimento das mudas plantadas em 2018 e 2019. Também serão realizadas oficinas sobre a importância da conservação ambiental, da reposição florestal, e da redução de riscos de desastres em tempos de mudanças climáticas.
Saiba Mais:
Cemaden Educação e Instituto Florestal promovem o plantio de mudas de árvores para compensação de CO2 com a participação de estudantes https://www.