Programa Cemaden Educação na 21ª SNCT, em Brasília
Publicado em
Depois do evento local, no Parque de Inovação Tecnológica, em outubro, o Cemaden e o Programa Cemaden Educação integraram a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, de 5 a 10 de novembro de 2024. O evento foi realizado na área externa do Museu Nacional da República e teve como tema: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
Na foto, da esquerda para a direita:Marina de Lorenzo, Carolina F. Esteves, ministra Luciana Santos, Andrezza Marques Ferreira e Marcelo Zeri
A SNCT, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anualmente, é um grande encontro de pesquisadores/as de diversos campos das ciências. Com 20 anos de história, é o maior evento de divulgação científica do país e acontece em diversas cidades das cinco regiões do Brasil, com diferentes atividades para os mais diferentes públicos.
“É um ambiente de Ciência, aberto ao público, em que as pessoas saem de lá com muita informação, com muitos kits em mãos para trabalhar nas escolas, compartilhar com os/as amigos/as e a família. É uma oportunidade de estimular a atenção para o assunto e disseminar as ciências”, contou Jeniffer Faria, uma das pesquisadoras do CEdu que marcou presença.
Conforme constava na programação, cada dia tinha um público diferente de estudantes previsto, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, EJA, Educação Profissional de Tecnológica, Educação Especial (Altas Habilidades e Deficientes Visuais), além do público geral.
Todos os dias, a equipe do Cemaden e do Programa Cemaden Educação, puderam distribuir diferentes materiais pedagógicos, como os jogos, livros e outros dispositivos que chamam a atenção das pessoas sobre a redução de riscos de desastres. “O Vale do Risco fez um grande sucesso com as famílias que frequentaram o evento durante o final de semana”, completa.
Tema do ano: Biomas do Brasil
Segundo a organização do evento, colocar os biomas do Brasil em evidência, por meio da temática do ano do encontro mais importante de divulgação científica do País, teve um propósito: reconhecer, valorizar e buscar novas maneiras de proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros e a riqueza dos conhecimentos tradicionais das comunidades que nelas habitam.
Sem dúvida, para o Programa Cemaden Educação que, desde 2014, desenvolve trabalhos de prevenção, proteção, educação e desenvolvimento de percepção sobre desastres em diferentes territórios, é um momento muito importante para estender ainda mais o diálogo com as comunidades e estabelecer novas parcerias com outras unidades de pesquisa que também compõem o MCTI.
O evento contou com mais de 100 mil visitantes, incluindo a presença da Ministra Luciana Santos e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criador da SNCT em 2004, que sublinhou a importância do encontro para a educação do país.
Marcelo Zeri, do Cemaden, faz entrega do jogo Na Trilha do Risco para o presidente Luis Inácio Lula da Silva.