Pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – e estudantes do Programa de Pós-graduação em Desastres Naturais – da Universidade Estadual Paulista/Cemaden – estiveram realizando atividades de extensão sobre redução do risco de desastres no Instituto Verdescola, localizado no município de São Sebastião (SP). A convite do próprio instituto, as atividades e oficinas foram desenvolvidas dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Verdescola, na primeira semana de junho.

Instituto Verdescola é uma instituição não governamental que atua em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, oferecendo oficinas de educação complementar no contraturno escolar para cerca de 700 crianças e adolescentes por dia. Está localizado na Vila Sahy, um dos locais mais afetados pelo desastre (deslizamentos e inundações) em fevereiro de 2023. Durante o desastre, o instituto funcionou como abrigo e como base local para ações de resposta e atendimento.

As atividades de extensão desenvolvidas no Verdeescola foram coordenadas pela pesquisadora do Cemaden, Luciana Londe, que também é docente do curso de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado em Desastres Naturais, do Instituto de Ciências e Tecnologia da Unesp, em parceria com o Cemaden.

Anualmente o Instituto Verdescola realiza a Semana do Meio Ambiente. Neste ano, o evento aconteceu entre os dias 5 e 7 de junho, com atividades como palestras, oficinas, saídas a campo, entre outras ações.

Os alunos de Mestrado e Doutorado, juntamente com a pesquisadora e docente Luciana Londe, ofereceram palestras aos alunos de ensino médio sobre redução de riscos de desastres. Duas atividades foram direcionadas aos alunos de ensino Fundamental I e II: o jogo “Trilha do Risco”, conduzido pelo pesquisador Antônio Guerra, da equipe do Programa Cemaden Educação e a atividade “Sonhando nosso futuro sem desastres”, com uso de maquete e bonequinhos, conduzido pelos alunos e pela docente do Programa de Pós-Graduação.

Participaram das atividades de extensão os alunos do Programa de Pós-graduação em Desastres Naturais da Unesp/Cemaden de Doutorado: Aloísio Lelis de Paula e Janaina de Alencar Mota e Silva, e os de Mestrado: Felipe Augusto dos Santos e Marina Gonçalves de Mattos e Maurício Oliveira dos Santos.

Considerações sobre as atividades de extensão e educativas

“Para a popularização da ciência é muito importante fazermos atividades como essas, as quais nos permitem conversar com as pessoas de fora dos muros das universidades, ouvir suas experiências e construir conhecimento de forma conjunta”, destaca a pesquisadora do Cemaden, Luciana Londe.

A gerente de projetos do Instituto Verdescola, Elisa Rodrigues, mostra os esforços que vêm realizando sobre os trabalhos de conscientização de riscos e prevenção de desastres, entre palestras, oficinas e atividades relacionadas à Educação Ambiental. “Desde a tragédia, temos trabalhado nas oficinas de Meio Ambiente e em temáticas relacionadas a desastres naturais, por decorrência de mudanças climáticas e eventos extremos.”, informa a gerente. “Por meio de pesquisas, identificamos que a Unesp-SJC tem um grupo de pesquisa nesta linha e convidamos os alunos e professores a participar da nossa semana.”

Os estudantes de Mestrado e Doutorado da Unesp/Cemaden também expressaram sobre a importância das atividades desenvolvidas junto às crianças e adolescentes: “Foi emocionante sentir de perto a força da comunidade da Vila Sahy e do Instituto Verdescola, salvando vidas diariamente. Um dia de grande aprendizado para nós estudantes de Desastres Socioambientais, de escuta e memórias tão necessárias para construir medidas de prevenção”, afirma Marina Gonçalves Mattos, aluna de Mestrado.

“Mais um dia incrível e gratificante. Após alguns meses da ocorrência de desastre em São Sebastião, pudemos ver a força da reconstrução e o lindo trabalho do Instituto Verdescola.”, afirma Felipe dos Santos, aluno de Mestrado e complementa: “Nós do Programa de Pós-graduação em Desastres Naturais fomos convidados da semana de Meio Ambiente do Instituto Verdescola e nessa oportunidade pudemos compartilhar com os alunos do ensino médio integrado de meio Ambiente da Escola Técnica Estadual (ETEC) as nossas trajetórias e os temas de nossas pesquisas”.

“Tivemos a oportunidade de participar da Semana do Meio Ambiente do Instituto Verdescola na Vila Sahy, São Sebastião. Há mais de 3 meses da ocorrência do  desastre, é incrível ver a força para reconstrução e a capacidade de mobilização da população.”, enfatiza Janaína de Alencar Mota e Silva, aluna de Doutorado.

“Ver essas crianças foi uma esperança de que tudo ainda tem jeito e vai dar certo.”, afirma o aluno de Doutorado, Maurício Oliveira dos Santos.

Programa de Pós-graduação em Desastres Naturais é estruturado de forma associativa entre a Unesp/ICT e o Cemaden/MCTI, tendo como principal objetivo formar pesquisadores, profissionais e gestores na área de desastres naturais. O curso tem uma concepção interdisciplinar envolvendo, de forma integrada, questões de natureza física, modelagem, infraestrutura, vulnerabilidade social e educacional.

Fonte: Ascom/Cemaden