Pesquisadora do Cemaden Educação lança livro com práticas educativas para a redução do risco de desastres
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A autora do livro analisou as participações de mais de 230 escolas nas primeiras quatro campanhas #AprenderParaPrevenir, do Programa Cemaden Educação. Os resultados dessas participações servem de subsídio para a criação e o fortalecimento de projetos, programas e políticas públicas articuladas para redução do risco de desastres.
“Muito além da chuva: práticas educativas na era dos desastres” foi o livro lançado pela pesquisadora do Programa Cemaden Educação, Patricia Mie Matsuo, nos dias 15/08 e 7/08, respectivamente durante o VI Fórum Regional de Educação Ambiental do Litoral Norte – Ubatuba (SP), e no Curso de Extensão (on-line) “Introdução à temática dos Riscos e educação escolar”, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos (GEPEGER) da Universidade Federal de São João del-Rei, com participantes de cinco regiões do Brasil, de Moçambique e de Portugal.
O livro apresenta o texto original da pesquisa de doutorado “Práticas escolares de Educação em Redução de Riscos e Desastres Socioambientais”, orientada pela professora Rosana Louro Ferreira Silva e defendida, no final de 2022, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP).
A publicação nasceu do convite da Presidente da RISCOS (Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança), professora Fátima Velez de Castro, professora do Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra. O material foi editado pela RISCOS e está disponível gratuitamente na página da instituição:https://www.riscos.pt/publicacoes/outras-publicacoes/outros-livros/peed/
Livro traz subsídios para projetos e políticas públicas de redução de risco de desastres
A pesquisadora Patricia Mie Matsuo apresenta o panorama nacional das práticas educativas, que foram inscritas nas quatro primeiras edições da Campanha do Cemaden Educação #AprenderParaPrevenir, nos anos de 2016 a 2019. A abordagem é sob o ponto de vista do perfil das comunidades escolares que desenvolveram iniciativas em Educação em Redução de Riscos e Desastres (ERRD), os territórios onde foram desenvolvidas e os principais desastres socioambientais abordados nessas práticas.
O livro traz uma sistematização detalhada das modalidades e abordagens didáticas adotadas por professoras e professores de mais de 230 escolas participantes e propõe ainda a utilização de uma mandala como instrumento flexível para o planejamento, monitoramento e avaliação de práticas em ERRD.
“Ainda que alguns limites ainda permaneçam – como o questionamento dos fatores geradores dos desastres e a formalização da ERRD – o desenvolvimento dessas práticas, com todos os públicos escolares e em todos os níveis de ensino, evidencia os possíveis caminhos no desenvolvimento de uma educação em tempos de riscos e desastres”, afirma a pesquisadora do Cemaden Educação, Patricia Mie Matsuo, autora do livro.
A pesquisadora explica que todos os resultados compilados em “Muito além da chuva” servem de subsídio para a criação e o fortalecimento de projetos, programas e políticas públicas articuladas.
Lançamento do livro em etapas
O Módulo I – Abordagem didático-pedagógica e política dos riscos de desastres, coordenado pela pesquisadora do Cemaden Educação, Patricia Mie Matsuo e professora Carla Juscélia de Oliveira Souza, da Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), foi dedicado também para o diálogo sobre os conceitos de riscos, os caminhos para o desenvolvimento de ações educativas, no Programa Cemaden Educação e a 7ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir.
O primeiro lançamento presencial ocorreu em 15 de agosto no município de Ubatuba/SP, durante a programação do VI Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte, coordenado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN).
O evento foi escolhido pela relação da autora com lideranças da região, tanto pela atuação em projetos socioambientais, como pela participação da criação da Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres do Litoral Norte de São Paulo (ERRD–LN).
A pesquisadora do Cemaden Educação tem a intenção de continuar a divulgação da publicação em uma série eventos e espaços de diálogo com escolas, Defesa Civil, grupos de pesquisa das universidades e outros colegiados interessados na temática.
O livro também está disponível na Midiateca do site do Cemaden Educação, acessível pelo link :
Fonte: Ascom/Cemaden (texto adaptado)