Entre os dias 29 e 30 de julho, parceiros/as colombianos/as do projeto Dados à Prova d ´Água: Expansão para América Latina – WPD+++ visitaram o Cemaden, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo. A comitiva era composta por Diego Pajarito da Urban Big Data Centre, da Universidade de Glasgow; Jeannette Sambrano Najera, da Universidade Nacional de Colombia; Doralice Ortíz, Diretora da Fundação Aldea Global; e também João Porto de Albuquerque, Diretor-adjunto da Urban Big Data Centre, da Universidade de Glasgow. Todos/as foram recebidos pelo Programa Cemaden Educação. 

Rachel Trajber faz fala de boas vindas à comitiva de pesquisadores/as colombianos no Programa Cemaden Educação

Os dois dias contaram com uma programação especial para dialogar sobre os principais resultados do WPD+++. Entre eles: levantar as possibilidades de realização de ações futuras em conjunto, resolver desafios técnicos para avanço do Aplicativo Dados à Prova D´Água utilizado no projeto e do Painel de Observação (Dashboard) em que os/as usuários inscrevem os dados das chuvas em diversos territórios. Além disso, também viabilizar uma doação de minis estações meteorológicas para trinta escolas participantes com a Startup PETE. 

Entre tais ações, também foram realizadas rodas de conversa, reuniões temáticas que abordaram a continuação do projeto Enlaces – intercâmbio de escolas do Brasil e Colômbia WPD+++; hidrologia, jogos educativos produzidos no Programa Cemaden Educação, entre outros. Na oportunidade, os/as pesquisadores/as também puderam visitar uma das escolas estaduais ligadas ao projeto aqui no Brasil – a E.E. Nelson Monteiro, de São José dos Campos, e dialogar com os/as professores/as e estudantes sobre a aplicação das atividades de Ciência Cidadã para o monitoramento de chuvas e redução de riscos de desastres nos últimos meses.

Para Débora Olivato, consultora do Cemaden Educação, receber os parceiros/as colombianos/as no Cemaden foi fechar o ciclo do projeto WPD+++ com medalha de ouro: “Foi uma oportunidade excepcional para trocar impressões, experiências e resultados que fortalecem o trabalho  com a Ciência Cidadã para a redução de riscos de desastres em ambos países”, comentou. 

Cheila Baião, professora responsável por receber a comitiva colombiana na escola, em São José dos Campos, explica que a relação da comunidade escolar com o Cemaden Educação acontece desde o ano passado: “nós ficamos muito honrados/as em receber a visita de pesquisadores/as do Cemaden, da Universidade de Glasgow e da Colômbia, representando não só um reconhecimento para a escola e estudantes envolvidos/as, mas também um estímulo para a continuidade deste trabalho tão importante”, explica ela.

Estudantes da E.E. Nelson Monteiro, de São José dos Campos. Foto de Cheila Baião.

WPD+++: ferramenta essencial na prevenção de desastres

O Projeto Dados à Prova d’Água superou amplamente as expectativas iniciais e chegou a sua terceira edição envolvendo outros países. Se consolidou como uma ferramenta essencial na prevenção de desastres, com resultados expressivos e impacto significativo. Para as próximas edições, o projeto demonstra a necessidade de investimento exclusivo para sua continuidade e expansão.

A expectativa para os próximos anos é continuar ampliando ainda mais seu alcance, envolvendo outros países e estabelecendo-se como uma referência global em estratégias de mitigação de riscos e gestão de desastres. A crescente demanda por dados precisos e ações preventivas reforça a importância de investir na expansão deste projeto inovador, que já se mostra fundamental na proteção de comunidades e na redução de danos causados por desastres. 

Para saber mais

Conheça a Jornada Pedagógica PluviPET + App: Monitoramento Participativo de Chuvas. Na página, você vai ter acesso a materiais importantes, como o Livro Educação em Clima de Risco de Desastres e aprender a utilizar o aplicativo Dados à Prova D’água.