Novo projeto
Publicado em
O Cemaden Educação, programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) vem desenvolvendo – juntamente com instituições nacionais e internacionais – o Projeto WPD++ Ciência cidadã com aplicativo Dados à Prova d’Água: polinização nas comunidades. Trata-se do monitoramento de riscos de inundações e alagamentos, com dados registrados pelos pluviômetros feitos com garrafas PET.
A criação de redes observacionais com pluviômetros manuais e de garrafas PET integradas à testagem do aplicativo de celular (APP) acontece por meio de Escolas e Defesas Civis – municipais e estaduais -, localizadas em municípios das cinco regiões do País. O período de testagem do APP é intensivo, entre setembro a dezembro de 2021.
Um grupo composto por 21 multiplicadores/polinizadores – professores e integrantes de Defesas Civis – de cinco estados (Santa Catarina, Acre, São Paulo, Mato Grosso e Pernambuco) estão formando integrantes de comunidades escolares vulneráveis a inundações, alagamentos, enchentes e enxurradas, aplicando a Educação para Redução de Riscos de Desastres, em uma perspectiva de ciência cidadã.
Cada polinizador(a) do projeto cria redes observacionais com estudantes e comunidades para monitorar as chuvas, confeccionando e instalando nas casas pluviômetros de baixo custo (como exemplo, a garrafa PET). Os dados de chuva em cada local, informações sobre inundação/alagamento e o nível dos rios serão coletados e compartilhados com o Cemaden, por meio de um aplicativo para celular chamado ‘Dados à Prova d’Água’, o nome do projeto internacional.
Além do Cemaden (Programa Cemaden Educação), entre as instituições envolvidas no projeto estão: Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidades de Warwick e Glasgow (Reino Unido), com apoio financeiro do Global Challenges Research Fund, por meio do Global Research Translation Award (GRTA).
“Espera-se com o projeto e com o uso do aplicativo móvel os estudantes e cidadãos que vivem em áreas propensas a inundações tenham uma maior compreensão socioambiental deste fenômeno, criem estratégias adaptativas”, afirma a coordenadora do Programa Cemaden Educação, Rachel Trajber. Ela explica que o projeto contribuirá para gerar dados relevantes para as comunidades, criando arranjos de governança entre cidadãos, governos e especialistas em enchentes e, em última análise, maior resiliência
Desenvolvimento e testagem do aplicatível móvel:
O desenvolvimento do aplicativo para celular para monitoramento cidadão de prevenção de riscos hidrológicos faz parte do projeto intitulado ‘Dados à Prova d’Àgua: engajando stakeholders na governança sustentável de riscos de inundação para resiliência urbana. O projeto é coordenado pelas Universidades de Warwick e Glasgow (Reino Unido), a Fundação Getúlio Vargas (Brasil), Cemaden/ Programa Cemaden Educação (MCTI), entre outras instituições.
Projeto WPD++
Localidades dos participantes do Projeto:
Região |
UF |
Município |
Norte |
Acre |
Rio Branco/ Cruzeiro do Sul |
Nordeste |
Pernambuco |
Jaboatão dos Guararapes |
Centro Oeste |
Mato Grosso |
Cuiabá |
Sudeste |
São Paulo |
São José dos Campos/ São Paulo |
Sul |
Santa Catarina |
Florianópolis/Criciúma/Xanxerê |
Pessoas envolvidas e dados estimados:
Ação |
Polinizadores bolsistas |
Locais polinizados |
Participantes/redes de 5 pluviômetros) |
Estimativa de dados a serem coletados (7 dias/10 semanas – out a dez) |
Polinização escolas |
16 professores* |
32 escolas |
160 participantes estudantes |
11.200 dados |
Polinização defesas civis |
05 agentes de defesas civis |
10 Nupdecs |
50 participantes comunitários |
3.500 dados |
Totais |
21 polinizadores |
42 locais |
210 participantes/ pluviômetros |
14.700 dados |
Programa Cemaden Educação
Implantado em 2014 pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI) -o Programa Cemaden Educação atua junto às comunidades escolares, localizadas em municípios vulneráveis a desastres socioambientais.
O Cemaden Educação tem como objetivo contribuir para a geração de uma cultura da percepção de riscos de desastres, no amplo contexto da educação ambiental e da construção de sociedades sustentáveis e resilientes.
Cada escola participante se torna um Cemaden microlocal, um espaço para realizar pesquisas, monitorar o tempo e o clima, compartilhar conhecimentos, entender e emitir alertas de desastres. Além de fazer a gestão participativa de intervenções com suas comunidades.
No Projeto WPD++ o Cemaden Educação participa na parte pedagógica do processo educativo e de formação de multiplicadores. Vale destacar que as instituições participantes (escolas e defesas civis) do WPD++ fazem parte da Rede ERRD promovida pelo Programa.
Outras notícias e reportagens:
Jornal Hoje – TV Globo: Cinco estados contam com estudantes para monitorar chuva.
https://g1.globo.com/jornal-hoje/playlist/jornal-hoje-ultimos-videos.ghtml#video-10058671-id
Site da CMN: Mapeamentos colaborativos e dados comunitários podem auxiliar Municípios na prevenção e mitigação a desastres
Mais informações sobre o novo projeto:
http://educacao.cemaden.gov.br/
Fonte: Ascom/Cemaden com equipe do Cemaden Educação