Nova disciplina eletiva e APP – Dados à prova d´água: materiais pedagógicos em ERRD para inundações
Publicado em
O projeto Dados à Prova D’água – WPD (realizado entre 2018 e 2022) nasceu da colaboração entre instituições parceiras em três países: no Brasil, a Fundação Getulio Vargas e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais(CEMADEN);na Alemanha, a Universidade de Heidelberg; e no Reino Unido, as Universidades de Glasgow e de Warwick. Essa colaboração envolveu uma equipe multidisciplinar, com pesquisadores de vários campos do conhecimento, incluindo desde as ciências sociais e humanas (administração pública, educação, estudos de mídia, geografia, psicologia social) até as ciências exatas e naturais (ciência da computação, ciência ambiental, hidrologia e meteorologia). A essas organizações, somaram-se outras parcerias fundamentais.
Disciplina Eletiva e do Aplicativo Móvel Dados à Prova D´Água é resultado também de bons encontros de ideias e ideais entre o Programa Cemaden Educação e o projeto de pesquisa Dados à Prova D’água, em diálogo com escolas e comunidades, desde 2017. Participaram do projeto WPD a E.E. Vicente Leporace e E.E. Renato Braga, da zona Sul da cidade de São Paulo, e E.E. José Ribamar Batista e E.E. Jornalista Armando Nogueira, da cidade de Rio Branco no Acre, além da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Acre, a Universidade Federal do Acre.
Segundo João Porto (coordenador geral do Projeto) o objetivo principal do projeto Dados à Prova D’água foi o de investigar novos métodos para aumentar a resiliência das comunidades às inundações, incluída aí tanto a capacidade de lidar melhor com eventos extremos de chuva, como a de empreender medidas transformadoras para reduzir o risco de que esses eventos resultem em desastres.
A proposta da matéria eletiva “Dados à Prova D’água”, que inclui um aplicativo de coleta de dados por celular, foi criada para a comunidade e a escola monitorarem, produzirem conhecimentos sobre as chuvas e interagirem com os órgãos do sistema de proteção e defesa civil. Isto é ciência cidadã que pode contribuir para superar as condições que geram riscos e vulnerabilidade socioambiental, bem como para prevenir desastres. Com o engajamento dos jovens no conhecimento da realidade sobre questões climáticas, espera-se transformar o sentimento de impotência.
Para Rachel Trajber (coordenadora Cemaden Educação) com esses materiais esperamos inspirar processos educativos em todo o Brasil, que possam despertar o potencial transformador de nossos jovens estudantes em conjunto com professoras e professores, criando recursos para apoiar cidades e comunidades no desenho e implementação dos urgentes planos de adaptação climática e de redução de riscos de desastres.
O Aplicativo móvel foi testado e aprimorado no projeto “Dados a Prova D’água++ (WPD++) Aplicativo e ciência cidadã: polinização nas escolas e defesas civis”, realizado entre os meses de setembro a dezembro de 2021, sob a coordenação do Instituto de Desenvolvimento Global Sustentável da Universidade de Warwick (Reino Unido) , Universidade de Glasgow (Escócia), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTIC), por meio do projeto Cemaden Educação; e com financiamento do Global Challenges Research Fund via Global Research Translation Award (GRTA).
Participaram 21 polinizadores/multiplicadores – professores e integrantes de defesas civis parceiros do Cemaden Educação – das 5 regiões do país, nos estados de SP, SC, AC, PE, MT, e com envolvimento de mais de 200 pessoas de comunidades vulneráveis.
O lançamento da Disciplina Eletiva e do Aplicativo Móvel Dados á Prova D´Água acontece no dia a 30 de março, no auditório da Fundação Getúlio Vargas de forma híbrida. Inscrição para o evento presencial: https://evento.fgv.br/dadosaprovadagua/ e para assistir o evento online: https://evento.fgv.br/dadosaprovadagua_online/.A participação será certificada pela FGV.
A disciplina Eletiva e o manual técnico do APP Dados à Prova d´Água estão disponíveis no link: http://educacao.cemaden.gov.br/site/mediaLibrary/OTIwMDAwMDAwMDg4
E o aplicativo móvel Dados á Prova D´Água está disponível no Google Play.