Contribuições do Programa Cemaden Educação Frente aos Desafios da Emergência Climática e na Prevenção de Riscos de Desastres
Publicado em
A humanidade dispõe de uma pequena janela de tempo para agir a fim de evitar ou minimizar diante das consequências vindouras e irreversíveis das mudanças climáticas. E dentre os cenários previstos haverá um aumento dos eventos climáticos extremos que potencializam os desastres. Nesse contexto, este artigo destaca a necessidade de promover ações concretas para enfrentar a emergência climática por meio de sinergias entre os campos da Educação Ambiental (EA) e da Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD). Nesse sentido, o Programa Cemaden Educação (Cemaden//MCTI) envolve equipe multidisciplinar de pesquisadores(as),desde 2014, e emerge como agente catalisador da ERRD no Brasil a partir de abordagens transdisciplinares e intersetoriais que envolvem o potencial da ciência cidadã participativa, tecnologias da informação e comunicação e mobilização social com metodologias inovadoras em educação formal e não formal. Trata-se da construção de processos participativos que visam fomentar uma cultura de sustentabilidade, resiliência e proteção da vida.
Referência: GUERRA, A. F. S.; MATSUO, P. M.; DE SOUZA FARIA, J.; FRANCO ESTEVES, C.; TRAJBER, R.; OLIVATO, D.; PEREIRA, R. da S. D. Contribuições do Programa Cemaden Educação Frente aos Desafios da Emergência Climática e na Prevenção de Riscos de Desastres. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32227. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32227. Acesso em: 26 jan. 2024.