Anamnese escolar sociodramática: a escola enquanto paciente psiquiátrico num contexto de eventos extremos no estado de Santa Catarina
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Este artigo tem por objetivos apresentar o resultado da anamnese escolar sociodramática realizada com professores e alunos, de duas escolas de municípios diferentes, da rede de ensino público estadual no estado de Santa Catarina, através de sociodramas pedagógicos matriciais, para tratar de direitos humanos violados no ambiente de violência escolar. A metodologia utilizada partiu de um protocolo criado para realização da anamnese nas duas escolas, colocando a escola enquanto paciente, como sujeito do direito, bem como, das técnicas utilizadas no sociodrama realizado em uma das escolas, para tratar das questões socioemocionais. A partir da avaliação das duas escolas pelos protocolos, bem como, da realização do sociodrama realizado, se pode constatar a necessidade da adoção de várias medidas estruturais por parte do governo do estado de Santa Catarina, bem como, medidas não estruturais que deverão ser adotadas para reduzir o contexto da violência escolar no estado de Santa Catarina. A partir dos resultados serão apontadas medidas que poderão ser
adotadas para restabelecimento dos direitos humanos e redução da violência escolar no estado de Santa Catarina.
Referência: Harrysson Luiz da Silva; Antonia Benedita Teixeira. Anamnese escolar sociodramática: a escola enquanto paciente psiquiátrico num contexto de eventos extremos no estado de Santa Catarina. R. bras. meio. amb. sustentab., Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 42-77, ago/out. 2023.