Jogos e atividades marcam a participação do Cemaden na SNCT do MIC de SJC
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A manhã da quarta-feira (19/10) foi de muito aprendizado e diversão para estudantes do ensino fundamental que participaram das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos.
O Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), unidade do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovações, participou da programação, com jogos educativos e oficinas para os mais de 100 alunos participantes.
Toda a programação aconteceu ao ar livre, com os estudantes aprendendo um pouquinho mais sobre conceitos que envolvem desastres como deslizamentos, inundações e enchentes. Assim como quais as ações necessárias para prevenir seus riscos.
Diversão e aprendizado
Nos jogos propostos, os jovens participantes precisavam de raciocínio rápido para encontrar soluções em meio a um cenário de desastres socioambientais. É o caso do“Trilha do Risco”, jogo de tabuleiro em proporções gigantes, onde os próprios jogadores se movem por um cenário que reproduz o mapa do Brasil.
À medida que os participantes se movem pelo tabuleiro, são confrontados com situações recorrentes em cada região do país. Desmatamento na Amazônia; seca no Nordeste; deslizamentos no Sudeste; entre outros. A cada avanço, uma nova informação sobre biomas brasileiros, preservação e cuidados para a prevenção de desastres socioambientais.
Outra alternativa para os alunos foram os jogos de cartas. Ao melhor estilo “Super Trunfo”, o jogo “Mini Trunfo” compara diferentes riscos ambientais, como furacões, desmatamento e erosão fluvial. Cada carta corresponde a um fenômeno socioambiental diferente.
Itens como o potencial destrutivo, risco à vida, duração e frequência de cada são comparados entre os jogadores. Mas, diferente do famoso jogo de cartas, aqui ganha quem tem os menores números. O objetivo é que os jovens tenham familiaridade com tais eventos e seus perigos.
Mão na massa
Além dos jogos, o time do Cemaden ainda ofereceu aos participantes uma oficina de pluviômetros com garrafas PET. Os jovens aprenderam que, com uma garrafa PET, régua, tesoura e canetinha, é possível criar um instrumento que mede o nível de chuvas em casa, na escola, ou onde preferirem.
“O pluviômetro é um importante instrumento para o trabalho de monitoramento de áreas de risco. Nesta oficina, temos a oportunidade de apresentar um aparelho semiautomático, falar sobre seu funcionamento, importância e convidar os participantes a também registrar o nível de chuva em suas casas ou escolas. Para que esse acompanhamento aconteça, é entregue uma tabela de anotações, que devem ser realizadas diariamente”, comenta a pesquisadora bolsista do Cemaden e integrante do Cemaden Educação.
ASCOM Cemaden