Game “Na Trilha do Risco” tem pré-lançamento na ONU
Publicado em
Um dos jogos mais famosos do Programa Cemaden Educação – criado e desenvolvido por pesquisadores/as que atuam com os temas da Educação em Redução de Riscos de Desastres- ERRD e Educação Ambiental Climática, em 2023 – está virando um jogo digital! Em outubro, por meio de uma parceria com a rede mundial Games for Change no Brasil, o game Na Trilha do Risco – ou Risk Trails – foi pré- lançado na sede da ONU, em New York em outubro desse ano.
Se você já visitou o Cemaden e o Programa Cemaden Educação ou se já esteve em algum evento em que os/as pesquisadores/as do CEdu estavam presentes, então, provavelmente, você já conheceu o “Na Trilha do Risco”. É um jogo de chão desenvolvido em lona (5mx5m), e reproduz um mapa do Brasil, onde se destacam os principais desastres nas regiões brasileiras. Os/as jogadores/as são as “peças” e avançam as casas na trilha lançando um grande dado. O objetivo é completar o percurso, mas, para isso, o/a participante vai testar os seus conhecimentos sobre problemas ambientais, impactos das mudanças climáticas, riscos socioambientais relevantes e descobrir ações de prevenção e mitigação de riscos de desastres existentes nos diferentes biomas do Brasil.
Há também uma versão de mesa (40cmx40cm), muito utilizado pelas escolas e projetos de educação informal, em que qualquer interessado/a pode realizar a impressão do tabuleiro completo ou por páginas acessando o site do CEdu.
E a versão mais recente deste jogo será um videogame! Uma versão digital, realizada na linha de Newsgames – jogos eletrônicos baseados em acontecimentos reais – todo em português (com versão em inglês para o lançamento internacional) e com paisagens dos biomas brasileiros, considerando as suas diferentes sociobiodiversidades.
Na Trilha do Risco – videogame
Com jogabilidade envolvente e intuitiva, o Na Trilha do Risco em versão digital é focado em prevenção e respostas a desastres socioambientais. A ideia é fazer com que o/a jogador/a identifique, previna e saiba como agir diante de eventos como inundações, secas, incêndios florestais e outros. Ao iniciar no jogo, o/a usuário/a passa a receber diferentes informações sobre o tema, sendo estes conhecimentos necessários para o sucesso de sua aventura.
Nesse sentido, os/as interessados/as têm acesso a um jogo educativo, criativo e envolvente para diferentes faixas etárias. Alex Leal, CEO da Lizard Games – empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo digital para o CEdu – conta que toda a mecânica foi criada na linha tradicional de jogos, pensando, justamente, na atração do/a usuário/a com o percurso que não é só informativo, mas também divertido e desafiador.
O professor Gilson Schwartz, da Universidade de São Paulo, presidente da rede mundial Games for Change no Brasil, conta que a principal mudança do jogo Na Trilha do Risco, do tabuleiro ou do chão para as telas, é estrutural mas, mais do que isso: “deixa de ser uma interação com o próprio corpo e passa a ser uma interação em rede, através do game”.
Ele explica que quando as pessoas jogam no tabuleiro há um envolvimento com as mãos, entre olhares, uma troca com quem está presente naquele momento, que é muito interessante em termos de aprendizado. Entretanto, ao passar esta mesma situação lúdica para o universo digital, a possibilidade de atuar em rede, na internet, que é uma fronteira onde também surgem riscos socioambientais digitais, abre-se um novo universo, que se desdobra em diferentes novas oportunidades de aprendizagem e de comunicação.
Todo o material de preparação para a adaptação do jogo, assim como a assessoria técnica e teórica sobre o campo da ERRD e Educação Ambiental Climática, foi da equipe do Programa Cemaden Educação: “além da parceria, o Programa já era uma referência obrigatória ao estado da arte, em Ciência e Tecnologia, na parte de método, dos indicadores, de métricas e da percepção de que a mudança climática e a prevenção de desastres fazem parte da tomada de consciência sobre vários aspectos interligados em rede”, conta Gilson.
Desse modo, a transformação do jogo não somente considerou os aspectos teóricos que já eram trabalhados no jogo em sua primeira versão impressa, mas também os estudos e conceitos operados pelo CEdu, de que o trabalho de associação, de cooperação humana por meio da educação é o que pode sensibilizar e preparar as pessoas, e seus territórios, para a cultura de percepção de riscos. “Nós vemos evidências cada vez mais claras de que é preciso um impacto muito grande nas consciências, principalmente, de crianças e jovens, sobre os riscos socioambientais. A sociedade precisa se preparar, inclusive, se educar, para enfrentar o que aparece nos jornais como acidentes, catástrofe e desastres naturais”, comenta o professor Gilson.
Lançamento Internacional: Risk Trails
Chamado de Risk Trails para o pré-lançamento internacional, o Na Trilha do Risco em sua versão digital, foi apresentado na sede da ONU, em Nova Iorque, durante o evento UN Summit on Games and SDGs que reuniu pessoas de todo o mundo e palestrantes da UNICEF, The Chopra Foundation, United Nations World Food Programme, Ubisoft, XBox, UNESCO e muitas outras instituições e entidades envolvidas na convergência entre as Mudanças Climáticas e o universo dos games, em outubro.
“É um grande evento e que já existe há muitos anos, respeitado na indústria e que envolve jogos projetados fora do mercado convencional, mais voltados para questões socioambientais, socioeconômicas, sobretudo, jogos políticos e com apelo social maior”, contou Alex.
Para o professor Gilson, foi uma oportunidade de mostrar ao mundo uma perspectiva decolonial para este tipo de jogo, devidamente adaptado, climatizado, orientado em terras brasileiras, com a nossa cultura, as nossas paisagens e as nossas maneiras, coletiva e criativa de buscar soluções para os problemas, para além de sobreviver, pensar nas gerações que virão pela frente.
O jogo estará disponível para acesso no Brasil a partir de dezembro, por meio da plataforma itch.io/games, que é um site desenvolvido para hospedar jogos fora da linha do mercado convencional. Então, em breve, será possível baixar gratuitamente o jogo, versão 1.0, disponível para PC neste link (ainda não ativado).