Na terça-feira, 30 de novembro, das 16 às 18 horas, o evento virtual para a apresentação dos resultados e premiação aos participantes da campanha #AprenderParaPrevenir 2021 e do lançamento de projetos inovadores voltados à prevenção e mitigação de desastres socioambientais. Coordenada pela equipe do Programa Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) -unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – o evento será transmitido pelo Canal YouTube do Cemaden Educação e faz parte da Programação 10 Anos Cemaden.

Na programação do evento estão previstos lançamentos de projetos e metodologias científicas para prevenção e mitigação de riscos de desastres socioambientais, direcionados a estudantes de escolas do ensino fundamental e médio.

Entre os projetos, as atividades de disciplinas eletivas desenvolvidas por pesquisadores e educadores  e com apoio da equipe do Cemaden Educação, a do Projeto “À Prova d’Água” (parceria com várias instituições nacionais e internacionais), e como o e-book baseado na disciplinas eletivas “É Fogo” (parceria com o Projeto MAP Fire). Também serão apresentados:  o Aplicativo do Projeto “À Prova d’Água” (para monitoramento das chuvas com pluviômetros artesanais feitos com garrafas PETs);  o  “Jogo Na Trilha do Risco” (com tabuleiro de chão, game digital e vídeos, em parceria com o Programa WASH) e o lançamento do livro “Educação em clima de risco de desastres”, do Cemaden Educação.

Premiação da Campanha #AprenderParaPrevenir 2021

Na programação do evento de premiação da campanha, está previsto o anúncio dos principais resultados da 6° edição da campanha. A campanha ocorreu no período de 03 de agosto e 30 de outubro deste ano, mobilizando escolas, defesas Civis, universidades e comunidades.

Neste ano, a campanha focou a produção de conhecimento e de vídeos relacionados ao tema “Desastres, aqui?! Como prevenir?”.  Serão anunciados três destaques especiais: mobilização, criatividade e visualizações. Haverá sorteio de prêmios entre as instituições participantes – 23 kits compostos por livros e demais materiais educativos, doados por parceiros e apoiadores da campanha e relacionados à temática da Educação para Redução de Riscos e Desastres.

 

Lançamentos previstos na programação do evento de premiação:

 

E-book “É FOGO!”

O e-book “É FOGO!” visa promover a compreensão de um problema que faz parte do cotidiano das populações amazônicas: o fogo. Utilizando estratégias de produção, coleta e disseminação de dados e informações gerados pela comunidade escolar, a publicação utiliza metodologias científicas de forma prática e adaptada para estudantes, incentivando a capacidade transformadora dos jovens. 

O e-book contém um guia de atividades para serem desenvolvidos em sala de aula e um referencial teórico para apoiar os educadores, que tem como foco os riscos de desastres associados à ocorrência de queimadas e incêndios florestais causados pelo ser humano com foco na Amazônia.

A publicação foi elaborado por pesquisadores e educadores do Projeto MAP Fire com apoio do Cemaden Educação.

Informações sobre o Projeto MAP Fire:  http://www.treeslab.org/map-fire.html

E-book: https://www.researchgate.net/publication/356616987_E_Fogo_Guia_de_atividades

 

Disciplina eletiva “Dados à Prova d’Água e Aplicativo “Dados à Prova d’Água”

A disciplina eletiva “Dados à Prova d’Água” é dirigida ao ensino médio e pode ser ofertada também aos últimos anos do ensino fundamental. A disciplina fomenta o conhecimento sobre a gestão de risco de desastres, especialmente aqueles provocados pelo excesso de água, como as inundações, alagamentos e enxurradas. O objetivo é engajar os (as)estudantes com a produção de textos sobre os desastres provocados pelo excesso de água no “seu” bairro/cidade.

São propostas diversas atividades para trabalhar o tema: construção e monitoramento de pluviômetros artesanais, produção de histórias orais temáticas, elaboração de mapas de risco e análise de dados governamentais, entre outras.

A disciplina foi elaborada por pesquisadores e educadores do Projeto Dados à Prova d’ Água em parceria com o Cemaden Educação.

 

O aplicativo móvel “Dados à Prova d’Água” tem o objetivo de engajar as comunidades e escolas que podem ser afetadas por inundações, alagamentos e enxurradas na produção de dados sobre eventos de chuva e os impactos locais desses eventos. Além de possibilitar a produção de dados, o aplicativo facilita o acesso e a visualização de dados governamentais de pluviômetros automáticos e áreas propensas a inundações.

O Aplicativo está em testagem intensiva nas cinco regiões brasileiras, envolvendo 17 escolas (com professores e estudantes) e cinco defesas civis (com NUPDECs e grupos sociais) pelo Projeto WPD++ ciência cidadã com aplicativo Dados à Prova d’Água: polinização nas comunidades.

O aplicativo também faz parte do conteúdo da disciplina eletiva “Dados à Prova d’ Água e da atividade de Pluviômetros do Cemaden Educação, sendo utilizado como um recurso tecnológico didático para apoiar as atividades de pesquisa em ciência cidadã dos(as) estudantes.

Os dados produzidos ao longo do processo educativo alimentarão a base de dados do aplicativo e poderão ser acessados pelo Cemaden, além de instituições que lidam diretamente com o gerenciamento do risco de desastres na esfera municipal, estadual e federal.

 Informações sobre o projeto Dados à Prova d´Água: https://warwick.ac.uk/fac/arts/schoolforcross-facultystudies/igsd/waterproofingdata/wpd-brasil

 

 Jogo “Na Trilha do Risco”