Estudantes investigam sub-bacias hidrográficas e áreas de risco de Caçapava
Publicado em
A Escola Estadual Dr. Pereira de Mattos, de Caçapava – SP, é a mais nova integrante da ‘rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres’. Ela foi contemplada pelo Projeto de Extensão Universitária – PROEX da UNESP de São José dos Campos, em parceria com o Cemaden Educação, e com o apoio da Diretoria de Ensino de Taubaté – SEE/SP.
O projeto envolve professores, alunos integrantes do grêmio e da disciplina eletiva ‘Por um mundo melhor’ em oficinas teóricas e práticas sobre a importância do conhecimento da bacia hidrográfica local na prevenção de riscos socioambientais. Os estudantes envolvidos no projeto compartilham o conhecimento adquirido em duas outras escolas do município, localizadas em áreas de riscos.
As oficinas se baseiam na atividade ‘Bacia hidrográfica: como unidade de gestão de risco’serão adaptadas para um curso de educação a distância. O projeto é coordenado pela Profa Dra. Tatiana Russel Mendes, do Departamento de Engenharia Ambiental – UNESP SJC, e conta com o apoio da bolsista Raissa, do 4º semestre deste curso. O Cemaden Educação colabora no planejamento e execução das oficinas.