“Encontros da Ciência e Comunicação”
Publicado em
O evento “Encontros da Ciência e Comunicação” faz parte da Programação 10 Anos Cemaden e promoverá debates entre pesquisadores, jornalistas, professores universitários, profissionais e representantes de instituições, atuantes na gestão e na redução de risco de desastres. O evento ocorrerá nos próximos dias 31 de agosto e 01, 09 e 15 de setembro, com transmissão pelo Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden. Os interessados poderão participar das discussões com perguntas pelo chat.
Promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – o evento “Encontros da Ciência e Comunicação” será realizado no próximo dia 31 de agosto e nos dias 01, 09 e 15 de setembro de 2021, em transmissão pelo Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden. O público interessado poderá participar do debate, por meio de perguntas encaminhadas pelo chat.
O evento “Encontros da Ciência e da Comunicação” faz parte da Programação dos 10 Anos do Cemaden e tem a finalidade de discutir sobre as diversas abordagens, ações e ferramentas estratégicas -utilizadas pela Ciência e pela Comunicação – para levar informações e conhecimentos científicos até a população, relacionada às questões de prevenção e redução de riscos de desastres socioambientais e biológicos.
As discussões temáticas entre pesquisadores, jornalistas, professores universitários e profissionais da área de gestão de desastres serão realizadas em quatro lives, divididas em três eixos de abordagens sobre Ciência e Comunicação: Comunicação Científica e Imprensa, Comunicação com a População e Comunicação Científica: do cientista até a população.
Nas quatro lives do evento estão previstas discussões relacionadas a temas como: o papel da Imprensa na comunicação científica, a formação acadêmica na área de Jornalismo Científico e a comunicação dos alertas de risco à sociedade. Também abordará o papel da Educação e a participação da sociedade, a Ciência Cidadã, além das estratégias de comunicação utilizadas pelos pesquisadores e cientistas para levar o conhecimento científico a toda sociedade.
PROGRAMAÇÃO “ENCONTROS DA CIÊNCIA E COMUNICAÇÃO”
Dia 31 de Agosto de 2021 – 15 horas
Eixo 1- Comunicação Científica e Imprensa
– Tema : “O Jornalismo Científico e o papel da Imprensa na redução de risco de desastres socioambientais”
Debatedores:
Cilene Victor (mediadora): Jornalista e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo; pesquisadora no campo do jornalismo humanitário e de paz, na dimensão social das mudanças climáticas, com ênfase nos deslocamentos internos por desastres.
Sônia Bridi – Jornalista, escritora e repórter da TV Globo, especializada em reportagens especiais sobre as mudanças climáticas ao redor do mundo. Autora de obras publicadas com relatos de suas experiências pelo mundo como repórter e em busca de respostas para alterações climáticas, apresentadas no Programa Fantástico.
Wilson Bueno da Costa – Jornalista, professor sênior da Escola de Comunicações e Arte da USP; diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria em Jornalismo Especializado e Comunicação Organizacional. Atuação acadêmica nas áreas de Jornalismo Científico e Comunicação Organizacional e participação na elaboração de Políticas de Comunicação, em diversas instituições públicas.
Eixo 2- Comunicação com a População
Dia 01 de setembro de 2021 – 15 horas
Tema 1 – “A comunicação do alerta: caminhos da informação sobre os riscos até a sociedade”
Mediação: Giovanni Dolif –Meteorologista e pesquisador do Cemaden/MCTI- coordenador-geral substituto de Operações e Modelagens do Cemaden.
Debatedores
Carla Prieto – Geógrafa e tecnologista da Sala de Situação do Cemaden/MCTI, no monitoramento de risco de movimentos de massa.
Tiago Molina Schnorr – Meteorologista e Coordenador de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD – Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC
Ubiracy Antônio Pinto – Membro da Defesa Civil Municipal de Teresópolis/RJ
Dia 09 de setembro 2021 – 15 horas
–Tema 2 – “Educação, Comunicação e Participação: desafios para a prevenção de riscos e desastres”
Mediação: Débora Olivato – Geógrafa e jornalista, pesquisadora do Programa Cemaden Educação, do Cemaden/MCTI
Debatedores:
Sâmia Nascimento Sulaiman – Docente no Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisadora do Laboratório de Gestão de Risco (LabGRis), UFABC. Pesquisadora do Projeto Temático FAPESP “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista (2017-2022), do IEE-USP
Allan Yu Iwama de Mello – Pesquisador do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Fundação Osvaldo Cruz (OTSS-Fiocruz) e professor visitante na Universidade Federal da Paraíba (UFPA). Participa do Laboratório de Ciência Cidadã da ULagos-Chile
Rachel Trajber – Antropóloga e pesquisadora do Cemaden/MCTI, coordena o Programa Cemaden Educação.
Eixo 3 – Comunicação científica : do cientista até a população
Dia 15 de setembro de 2021 – 14 às 16 horas
Tema : Abordagem sobre os aprendizados e desafios de comunicação entre cientistas
Mediadora: Eloisa Beling Loose – Jornalista e pesquisadora do Projeto ELOS do Cemaden/MCTI.
Debatedores:
Liana Anderson – Bióloga e pesquisadora do Cemaden/MCTI, membro do corpo docente da pós-graduação em Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Márcio Roberto Magalhães de Andrade- Geólogo e pesquisador do Cemaden/MCTI. Orientador no Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais (ICT/Unesp-Cemaden).
Victor Marchezini – Sociólogo e pesquisador do Cemaden (MCTI). Professor nos programas de Pós-Graduação em Desastres (UNESP – Cemaden) e Ciência do Sistema Terrestre (PGCST/INPE).
Mais informações sobre a Programação dos 10 Anos Cemaden e do evento “Encontros da Ciência e Comunicação” estão disponibilizadas no Portal do Cemaden :
https://www.gov.br/mcti/pt-br/rede-mcti/cemaden/conteudo/10-anos-cemaden/
Fonte: Ascom/Cemaden