Diálogo e Cartografia Social: Escolas no Reino Unido e no Brasil analisam riscos e vulnerabilidades às mudanças climáticas
Publicado em
Pesquisadoras e educadoras do Instituto de Consumo Sustentável da Universidade de Manchester, da Rede de Educação Ambiental de Manchester e do projeto Cemaden Educação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, formaram uma parceria para promover o intercâmbio de três escolas: a School of Manchester – Reino Unido, e a Escola Estadual Irma Ilza M. Coppio de São José dos Campos –São Paulo, a Escola Estadual Raimundo Nonato de Santarém – Pará – Brasil, sobre os riscos e mudanças climáticas.
A pergunta central é: Quais são os principais riscos e vulnerabilidades socioambientais em nossas comunidades e como as mudanças climáticas podem modificar a situação? A partir dela, grupos de estudantes de cada escola, orientandos por seu professor, realizaram pesquisas sobre o lugar onde vivem, sobre seus riscos e vulnerabilidades, utilizando trabalho de campo e cartografia social.
As escolas estão trabalhando neste projeto desde meados de fevereiro de 2018. E já participaram de três interações on line (videoconferência).
28/02 – com o tema Nossa escola e comunidade
21/03-Nossa cartografia social de riscos
22/03 – Dia da Água – Conferência Intergeracional da School of Manchester.
Para saber mais:
Notícia da TV Vanguarda/ Globo – São José dos Campos – SP
Nóticia da TV Globo de Santarém – PA