Curso de formação de professores em ERRD
Publicado em
O Curso de Formação de Professores sobre Gestão de Riscos de Desastres é uma parceria entre Instituto de Ciência e Tecnologia da UNESP SJC, Cemaden Educação, Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos, e sob a coordenação da Profa. Dra Tatiana Sussel Gonçalves Mendes (UNESP).
O curso é oferecido para 160 professores de Geografia e Ciências de 44 escolas da Rede Municipal de Educação de São José dos Campos – SP. A primeira oficina foi realizada em 09/08, no CEFE/SME SJC com o tema gestão de risco de desastres, a segunda 16/08 sobre monitoramento e prevenção de desastres, com a oficina de pluviômetro de garrafa PET. A terceira oficina será em setembro sobre Vulnerabilidade e Desigualdades Sociais, com oficinas de Cartografia Social e História Oral. Em outubro durante a SNCT-2018 será realizado um Seminário para apresentação dos trabalhos das escolas.
O projeto de Extensão intitulado “Formação de professores sobre o tema de gestão de risco de desastres” foi aprovado pelo Programa de Extensão Universitária PROEX/UNESP – modalidade Difusão de Conhecimentos. O projeto é desenvolvido em parceria com o Cemaden/MCTIC, que propõe que cada escola se torne um espaço para realizar pesquisas, monitorar o tempo e o clima, compartilhar conhecimentos, entender e emitir alertas de desastres. A atuação na comunidade escolar tem como objetivo propor ações de prevenção a desastres socioambientais, bem como pensar na capacidade da escola em responder a esses eventos.
Projetos de extensão em parceria como o Cemaden vêm sendo realizados desde 2015, com participação efetiva de discentes e docentes do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNESP (ICT/UNESP) de São José dos Campos.
O atual projeto de extensão tem como objetivo a formação de professores do Ensino Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos. A formação consiste de atividades práticas com inserção de conceitos relacionados à gestão de riscos de desastres socioambientais para a percepção e prevenção do risco de desastres.