Com-VidAção estreia em São Luiz do Paraitinga
Publicado em
A Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia, em São Luiz do Paraitinga – SP, formou a primeira Com-VidAção – Comissão de Prevenção de Desastres e Proteção da Vida do Cemaden Educação, em sua fase piloto. O encontro da Comissão realizada em 30 de novembro de 2015, na etapa conclusiva do projeto “Estratégias socioeducativas para a redução de riscos de desastres”, uma parceria exitosa entre o Programa de Extensão Universitária da UNESP – São José dos Campos / Engenharia Ambiental e o Cemaden Educação.
Esta foi a culminância de um processo formativo que, ao longo de 2015, contou com oficinas temáticas, trabalhos de campo, palestras, entre outros. A formação da Comissão contou com a presença dos estudantes da turma, professores, Diretoria de Ensino de Taubaté, Defesa Civil Municipal, Cemaden, do Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo- Santa Virgínia), ONGs locais, além de representantes da comunidade escolar e da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga.
A escola organizou uma Oficina de Futuro, metodologia de planejamento participativo para facilitar o diálogo entre os participantes de forma dinâmica, lúdica e sistemática. A facilitação da oficina foi liderada pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual, com o apoio dos estudantes extensionistas da UNESP SJC, Andressa Nalu e Wagner Kamiwada, alinhada com os seus princípios básicos da Comissão: jovem educa jovem e uma geração aprende com a outra.
Ficou definido, ainda, o grupo mobilizador da Com-VidAção, composto por três alunos – Pedro, Elaine e Janaína; o Prof. Daniel, vice-diretor da EE Monsenhor Gióia, o José Carlos, da Defesa Civil Municipal; a Fernanda e a Romênia, do Núcleo- Santa Virgínia.
Segundo a coordenadora do Projeto Cemaden Educação, Rachel Trajber, a Com- VidAção “atua com uma gestão democrática, agregando parceiros estratégicos para a prevenção de riscos de desastres. Ela se baseia e amplia a Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola), uma tecnologia social implantada pelo MEC /SECADI/Coordenação Geral de Educação Ambiental nas escolas do ensino fundamental desde 2004”, explica Rachel.
Para as estudantes Gabriela Rodrigues do Carmo e Liandra do Espirito Santo Maia, participantes do projeto na EE Monsenhor Ignácio Gióia “o patrimônio histórico de São Luiz passou por momentos difíceis em relação ao desastre natural, mas agora com o projeto Cemaden Educação sabemos como nos prevenir e, ou, amenizar os resultados de uma possível catástrofe”.