Dentro da programação da 75ª Reunião Anual da SBPC, o Cemaden participa da ExpoT&C, mostrando as atividades científicas e de monitoramento, vídeo institucional, equipamentos, atividades educativas, além de painéis interativos com os visitantes. Toda programação do SBPC acontece no campus da UFPR, em Curitiba (PR) de 24 a 29 de julho

Aberta, oficialmente, ao público nesta segunda-feira (24), a ExpoT&C – maior mostra de ciência, tecnologia e inovação do País – reúne mais de 40 expositores no campus do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 24 a 29 de julho, dentro da programação da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A feira de exposição foi aberta pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) –  neste ano, no espaço da ExpoT&C,  traz inovações com os painéis interativos apresentados aos visitantes.

Uma das novidades é a mesa de caixa de areia, que mostra as curvas de nível de rio, reconhecidas a partir da mudança de relevo. A pessoa posiciona a mão acima do relevo, a qual simula chuva, podendo acompanhar o caminho da água, mostrando as mudanças de relevo e as simulações de riscos de inundação e deslizamentos.

Outra novidade em tecnologia está na mostra do Totem Interativo, que permite aos visitantes conhecerem melhor o Cemaden,  inclusive sobre as atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas para prevenção e redução do risco de desastres.

Além dessas novidades, o Cemaden apresenta o vídeo mostrando o sistema SALVAR (Sistema de Alertas e Visualização de Áreas de Risco), com explicações sobre o processo de monitoramento e emissão de alerta de risco de desastres geo-hidrológicos (deslizamentos, inundações, enxurrados, enchentes), nas áreas de risco dos 1.038 municípios monitorados pelo Cemaden. Além dos painéis e vídeos, há alguns modelos de equipamentos utilizados no monitoramento.

Os visitantes receberão uma sacola com o kit de material informativo do Cemaden e publicações do Programa Cemaden Educação, que trabalha com atividades educativas para a percepção e prevenção de riscos de desastres.

Na programação de palestras do Auditório da ExpoT&C, o Cemaden será representado pela  pesquisadora Sílvia Midori Saito, que  participa com a palestra intitulada “Ciência dos Desastres : entre os riscos, as vulnerabilidades e as potencialidades.”

No estande do Cemaden, na ExpoT&C, estão recebendo os visitantes : a analista  em C&T Marisa Mascarenhas, a tecnologista/pesquisadora em geodinâmica Carla Prieto e os pesquisadores Demerval Gonçalves e Fernando Silva.

A 75ª Reunião Anual da SBPC vai até o dia 29 de julho no Centro Politécnico da UFPR. Confira a programação completa no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/.

Fonte:Ascom/Cemaden (adaptado Equipe Cemaden Educação)