Cemaden Educação participa do ‘Workshop de boas práticas de defesa civil’
Publicado em
Cemaden Educação participa de workshop de boas práticas com as atividades sobre avaliação da vulnerabilidade estrutural de escolas e de cartografia social
O ‘Workshop de boas práticas de defesa civil’, promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Estado de São José dos Campos (Fatec), e com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade de São Paulo (Ceped/USP), tem o objetivo de difundir ações e pesquisas de prevenção e respostas a desastres naturais realizadas por instituições públicas e acadêmicas.
A equipe do Cemaden Educação apresentou duas atividades pedagógicas que estão disponibilizadas no site do projeto, sendo elas, ‘Avaliação da vulnerabilidade estrutural de escolas expostas a ameaças naturais’, ministrada pela pesquisadora Viviana A. Muñoz, e a de “Cartografia Social na percepção de riscos ambientais”, pela educadora Débora Olivato. Ambas ampliam o olhar para a análise e registro da percepção de risco e incentivam a pesquisa cidadã no lugar onde as pessoas vivem. Na primeira palestra, as pessoas são convidadas a analisar os riscos existentes no prédio da escola, extensivo a outras edificações; e, na segunda a atividade passa a abranger a rua, bairro ou município, sempre com vistas a ampliar a cultura de prevenção de riscos de desastres.
O evento, realizado em 21/07, no Parque Tecnológico de São José dos Campos – SP, contou com 140 participantes, das Defesas Civis municipais de São Paulo, pesquisadores, estudantes universitários e profissionais que atuam na área de desastres naturais.
Entre as apresentações, ocorreram palestras sobre a campanha para a preparação de cidades resilientes (da Defesa Civil do Estado de São Paulo); além de modelagem das doações de materiais (roupas, alimentos, etc.) em situação de desastre, o uso do cão guia na busca e resgate de vítimas.