Clima de desastres: tempo de agir!” é o tema da 7ª edição da campanha que será lançada em Brasília, com os esforços e parcerias de cinco ministérios e instituições de atuação nacional voltados à prevenção e redução dos impactos das mudanças climáticas. O evento será híbrido, presencialmente e com transmissão online.

Por meio do Programa Cemaden Educação, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – fará o lançamento híbrido da 7ª Campanha #AprenderParaPrevenir. O evento acontecerá na quarta-feira, 19 de julho de 2023, às 15:00 horas, no Auditório do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, com transmissão online  pelos canais do YouTube do MCTI e do Cemaden Educação.

Com a temática Clima de desastres: tempo de agir!,  esta edição da campanha conta com as parcerias dos Ministérios da Educação, Meio Ambiente e Mudança do Clima/Diretoria de Educação Ambiental/ Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Integração e Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, e Cidades/Caravana das Periferias; e, daCruz Vermelha Brasileira, ; do Movimento Escolas pelo Clima e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas/ Divulgação do Conhecimento, Comunicação de Risco e Educação para a Sustentabilidade.

Histórico da campanha e os objetivos

A Campanha #AprenderParaPrevenir acontece desde 2016, em referência ao Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres (13 de outubro). A iniciativabusca mobilizar comunidades na construção de conhecimentos e intervenções de Educação em Redução de Riscos de Desastres.  

Criada para abordar a questão climática desafiadora e emergencial com foco na prevenção dos riscos de desastres socioambientais, a campanha registra, desde sua implementação, um histórico de 550 ações de mobilização, realizadas por mais de 360 instituições, em 21 Unidades da Federação. A campanha já premiou 132 escolas, Defesas Civis, universidades e outros coletivos. Entretanto, agora tem o desafio de ampliar o engajamento e a participação da sociedade brasileira para a construção de um País sustentável e resiliente, protegido e preparado para enfrentar os eventos extremos climáticos.

Pela primeira vez, o lançamento da Campanha ocorrerá estrategicamente em Brasília, o que fortalece o protagonismo do MCTI e das parcerias interministeriais, como também a ampliação da ação de mobilização em território nacional.

Links do Programa Cemaden Educação

Site:           https://educacao.cemaden.gov.br/campanha/a-campanha/

Instagram: https://www.instagram.com/cemaden.educacao/

Facebook:  https://www.facebook.com/cemaden.educacao

Youtube:     https://www.youtube.com/c/CemadenEducacao

Fonte: Ascom/Cemaden