Cemaden desenvolve atividades educativas na programação “Férias no Museu Interativo de Ciências”, em São José dos Campos-SP
Publicado em
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – participou, no último dia 26 de janeiro, da programação especial de Férias no Museu Interativo de Ciências (MIC), promovida pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP).
Pelo Programa Cemaden Educação e por projetos educacionais do Cemaden, foram ministradas cinco oficinas com a participação de cerca de 30 crianças de variadas idades, acompanhantes e de professores de escolas.
As atividades desenvolvidas por jogos (Tabuleiro Vale do Risco, Minitrunfo e Quem) – utilizando tecnologias educacionais inovadoras – ofereceram uma abordagem interdisciplinar na redução de risco de desastres socioambientais. Essas oficinas foram coordenadas pela pesquisadora do Cemaden, Sílvia Saito, com o apoio dos tecnologistas de monitoramento da Sala de Situação do Cemaden: meteorologista Carla Prieto e da hidróloga Graziela Scofield, além da participação do analista em Ciência e Tecnologia, Renato Lacerda, da Coordenação de Relações Institucionais.
Ainda, na área de conscientização de riscos de desastres socioambientais e de ciência cidadã, foram desenvolvidas as atividades Jogo na Trilha do Risco e a Oficina de Construção de pluviômetros de baixo custo (com garrafa PET). Essas oficinas foram coordenadas pela equipe de pesquisadores do Cemaden Educação: Débora Olivato, Antonio Fernando Guerra, Patrícia Matsuo e Carolina Esteves. Os jogos fazem parte do conjunto de atividades disponíveis no site do Cemaden Educação (http://educacao.cemaden.gov.br/).