Materiais necessários para preparar este exercício:

  1. Utilize o mapa obtido e impresso no Nível 2 /Exercício 1 – Cartografia: a busca e leitura do mapa do nosso território.
  2. Você vai precisar de folhas de papel vegetal ou plástico transparente (para cobrir o mapa), pois Isso favorece a utilização do mapa base para outras atividades. Encape o mapa e use fita adesiva para prender o plástico atrás. Os participantes vão escrever e desenhar sobre o papel vegetal ou plástico, que pode ser removido, preservando o mapa.
  3. Folhas sulfite, fita adesiva, cola, canetas ou lápis coloridos, régua.
  4. Opcional: etiquetas coloridas, fotografias da localidade, recortes de revistas de elementos da paisagem.

Nessa atividade vamos produzir o mapa temático contendo a percepção de riscos ambientais da localidade. Sendo assim, sobre o plástico que cobre o mapa, vamos produzir coletivamente o mapa.

Os grupos podem utilizar símbolos convencionais utilizadas na cartografia, como no exemplo abaixo (Fonte: JOLY, F. A Cartografia Editora Papirus, São Paulo, 2005) para representar as informações, pontos e áreas de referência desenhadas no mapa. Mas, se quiserem, podem também inventar outros números, letras, símbolos.

Sugerimos um roteiro:

1. O grupo deve definir o título do mapa e escrever na parte superior.

2. Localizar e desenhar no mapa os seguintes pontos e áreas de referências, com a ajuda das informações abaixo:

  • Gerais: escola, residências, igreja, mercado municipal, rio, estrada, etc.
  • Elementos da paisagem causadores de riscos ambientais: ocupação de área de preservação permanente; desmatamento de mata ciliar; assoreamento, pastagens nas encostas, erosão, lixo etc.
  • Medidas de proteção existentes: matas ciliares, estação hidrometeorológica, muros de contenção, cisternas etc.
  • Áreas de riscos: é importante desenhar toda a área sujeita ao risco. Aquelas atingidas por inundação, enchente, alagamento, escorregamento de terra, rolamento de bloco, vendavais, estiagem/seca, assoreamento, poluição etc.