A Oficina de Futuro é uma técnica participativa utilizada para o levantamento das potencialidades e das vulnerabilidades da comunidade escolar frente aos seus riscos. Na oficina cria-se um espaço de diálogo para os integrantes da Com-VidAção  expressarem seus sonhos e projetos de intervenção na escola e/ou no bairro sobre prevenção de riscos e desastres, e consequentemente para a melhoria da qualidade de vida.

A oficina de futuro é dividida em 3 partes:

– Árvore dos sonhos

– Caminho das pedras

– Ponte das ações

Assista ao vídeo sobre Oficina de Futuro

1. ÁRVORE DOS SONHOS

Essa é a primeira etapa da Oficina de Futuro. É um momento de registrar seu sonho, e dos demais integrantes da Com-VidAção em relação à escola e à comunidade.

Antes de iniciar a atividade, o grupo pode produzir uma árvore grande, desenhando na lousa ou utilizando papel cartão ou color set. O tronco será de cor marrom e as folhas verdes (1 por participante).  Colem o tronco da árvore em uma parede.  

As folhas dessa árvore terão um tema: “como é seu sonho de uma comunidade sustentável e resiliente (protegida)?”, ou alguma outra pergunta ligada à essa temática.

Cada pessoa escreve o seu sonho num papel em forma de folha e coloca na Árvore dos Sonhos. A negociação coletiva vai mostrar que há muitos sonhos parecidos e que, por serem sonhados juntos, eles podem se tornar realidade. Estes sonhos agrupados serão os objetivos do grupo. Como por exemplo, colocar num galho todas as folhas relacionadas à comunicação (meios de comunicação, tecnologia, informações…)

Como dizia o poeta Raul Seixas: “sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Portanto, se muitos estiverem sonhando juntos, a chance de transformar a realidade é bem maior.

2. CAMINHO DAS PEDRAS

A segunda etapa da oficina é o Caminho das Pedras,  que nos leva a refletir sobre os problemas existentes, ou melhor os desafios que dificultam que a escola ou a comunidade sejam sustentáveis e resilientes.

Antes de iniciar a atividade, o grupo pode produzir as pedras, utilizando papel cartão ou color set cinza (1 por participante).  Um grande caminho  pode ser desenhado na lousa, no chão ou sobre um papel, onde serão colocadas as pedras pelos participantes. 

Dividam-se em pequenos grupos para facilitar a conversa e responder à pergunta: Quais são os problemas que dificultam alcançarmos nossos sonhos?

Cada grupo debate, escolhe e escreve um problema sobre a “pedra”. Espalhem as pedras em torno do caminho. De pedra em pedra, junte-as dentro do caminho de acordo com os temas que impedem os sonhos. Assim, tem-se um diagnóstico do conjuto de problemas a serem superados.

3. PONTE DAS AÇÕES

Até o momento levantamos os sonhos da Com-VidAção em relação a nossa escola e nossa comunidade, e também listamos todos os problemas existentes, que nos impedem de alcançar a sustentabilidade e a resiliência. Mas isso não basta para avançarmos no sentido do nosso ideal. Precisamos pensar em ações factíveis para sairmos desta situação.

Nesta etapa, é necessário produzir tiras de papel pardo (60 cmX 10 cm). E distribuir uma em cada pequeno grupo. E fazer uma ponte com caixa de papelão.

Cada pequeno grupo vai refletir e definir uma ação a ser tomada para alcançar um sonho. E escrever nas tiras de papel pardo. Apresentar para o grupo e fixar as tiras na ponte das ações.

Tabela do plano de ação:

Cada grupo já definiu uma ação. Agora é o momento de detalhar essa ação e elaborar um cronograma de atividades. Cada pequeno grupo retoma a sua ação e preenche a tabela com os detalhes para a sua realização.

Açãomateriais e custosprazoresponsáveiscomo avaliar

Todos os sub-grupos apresentam suas tabelas para os demais. E mãos à obra!

Para saber mais:

Um plano de ação é como um mapa de orientação. Ele às vezes pode demorar para ser construído, mas se for cuidadoso e completo pode evitar muita dor de cabeça. Afinal planejar é nada mais do que pensar antes de agir. Vale lembrar que os planos existem para serem executados.

ação: significa aquilo que deve ser feito para alcançar um objetivo.

materiais e custos: é preciso lembrar de todo material e mão de obra necessários para realizar determinada ação. Cada produto e serviço têm um custo.

prazo: até quando cada ação deve ser realizada? Quais os prazos para realizar cada ação?

responsáveis: quem faz o quê? É preciso que cada grupo ou pessoa se responsabilize por uma ou mais ações.

como avaliar: o grupo escolhe coisas que possam ser avaliadas e que indiquem se está conseguindo ou não realizar a ação”.(MEC,2014)