4. Oficina de cartografia social com a comunidade.
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Para a realização deste exercício / oficina sugerimos três ações importantes:
- Ampliação da abrangência da cartografia social reunindo os integrantes da Com-VidAção;
- Propomos que os estudantes orientem e animem a oficina com a comunidade, a partir de sua aprendizagem em sala de aulas;
- Convite à comunidade escolar, representantes de associação de bairro, Defesa Civil, a vizinhança para uma oficina – conversa sobre as áreas de riscos socioambientais da redondeza, as estratégias de prevenção de desastres e, também, a produção de uma agenda de sustentabilidade para o local.
Dica: A Comissão de Prevenção de Desastres e Proteção da Vida Com-VidAção da escola utiliza a metodologia Oficina do Futuro que pode contribuir para a condução da reunião, em especial de como elaborar uma agenda de sustentabilidade.
i. Preparação da oficina:
- Definir data, local, e uma lista de convidados. Converse com o(a) diretor(a) da escola para organizar a atividade.
- A divulgação da oficina é muito importante. Elabore um convite e entregue individualmente, e cartazetes para colar no bairro. Divulgue também pelas redes sociais.
- É fundamental envolver Defesa Civil, ou Corpo de Bombeiros, ou algum funcionário da prefeitura que possa colaborar com informações sobre prevenção de desastres em seu município.
- O local da oficina deve ser amplo, limpo e arejado, com mesas (onde os mapas possam ser estendidos), cadeiras, lousa ou um quadro para anotações;
- Oferecer café, água e algumas guloseimas durante a oficina (tente conseguir parcerias);
- Passar uma lista de presença (com nome, endereço, contato de fone e/ou email).
ii.Realização da oficina:
- O tempo de realização previsto para uma oficina de Cartografia Social é de, no mínimo, 04 horas. Dependendo da disponibilidade dos participantes pode ser feita em 08 horas, ou mesmo dois dias.
- Na primeira parte da oficina, depois de dar as boas vindas e agradecer a presença dos participantes, explique o objetivo da oficina e o que será produzido (ver item objetivo e metodologia desta atividade). Em especial, frisar que será uma “Reflexão sobre as riscos socioambientais do lugar com produção de uma agenda de sustentabilidade”.
- Em seguida, faça uma rodada de apresentação dos participantes, solicitando que eles digam o nome, onde moram, e sua expectativa sobre essa atividade.
- Os estudantes podem se preparar para a realização da oficina utilizando os exercícios do Nível 3 da Cartografia Social. Eles podem se exercitar com o pessoal dos anos finais do Ensino Fundamental da escola, ou ir a outra escola próxima.
- Depois de muita conversa, opiniões, consensos e conflitos, o mapa temático da percepção de riscos ambientais da localidade e dos elementos estratégicos de prevenção da localidade que vivemos está pronto.
iii.Continuidade:
- E agora o que fazer com o mapa produzido por representantes da comunidade? Há algumas opções:
- Deixá-lo exposto em local público para outras pessoas poderem apreciar o trabalho do grupo e opinar a respeito.
- Estimular outras reuniões, a formação e fortalecimento da Com-VidAção.
- Elaborar um plano de ação para resolver os problemas levantados durante a oficina. Este plano de ação pode se tornar a agenda de sustentabilidade com a prevenção de riscos de desastres.