i. Pesquisa: descubra se na escola, no bairro ou em outros locais existem pluviômetros instalados. Vale saber se existem pluviômetros e/ou estações meteorológicas no seu município – na zona urbana e rural.

Também é possível pesquisar nos sites do CEMADEN (Mapa Interativo), da ANA – Agência Nacional de Águas (Estações de Monitoramento), e/ou do  Instituto Nacional de Meteorologia – INMET .

ii. Mapear a localização: anotar o endereço e a latitude e longitude de cada um dos pluviômetros instalados no município. E registrá-los com fotos ou desenhos, numa tabela/planilha disponível aqui.

iii. Registrar informações sobre o estado de funcionamento do equipamento. Verificar a quem pertence, para onde os dados coletados são encaminhados e para qual tipo de monitoramento. Clique aqui para fazer o download da tabela/planilha para preencher com todas as informações referentes aos pluviômetros encontrados. 

iv. Identificar na comunidade escolar, e fora dela, pessoas que gostam de monitorar as chuvas. E aproveite a situação para conhecer como elas observam, como anotam os dados e para onde enviam.

v. Ao fim deste processo, produtos de ciência e pesquisa podem ser elaborados para apresentar na escola, redes sociais e serem compartilhados como atividade da Rede no site do Cemaden Educação.