1. Cartografia: A busca e leitura do mapa do nosso território
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i. Nesta atividade, você irá localizar a sua escola no território por meio de mapas ou imagens de satélite e imprimir. O primeiro passo é obter uma base cartográfica da sua localidade, tendo a escola como ponto central. Quanto maior a escala do mapa (como 1:2.500 ou 1:5.000), mais detalhes serão visíveis, facilitando a identificação de ruas, construções, cursos d’água e outros elementos da paisagem.
Como conseguir um mapa da sua região?
- Solicite na prefeitura do seu município um mapa topográfico ou uma planta/cartografia urbana com detalhamento das ruas.
- Acesse programas de visualização geoespacial, como Google Earth, Google Maps ou OpenStreetMap, e localize seu município e o entorno da escola.
- Baixe as imagens de satélite ou mapas digitais da área ou utilize a própria plataforma.
- Se possível, imprima o mapa em tamanho ampliado (A0 ou A1) para facilitar as atividades em grupo.
Essa base cartográfica servirá como ponto de partida para as próximas etapas da cartografia social e do mapeamento participativo com a comunidade escolar.

Exemplo de imagem de satélite:

ii. Atenção!! Observe e descreva os elementos principais representados na base cartográfica escolhida (imagem de satélite ou mapa), como título, elementos gráficos, legenda, coordenadas geográficas e fonte.
