Relatório de trabalho – Projeto Comunidades resilientes – Escola Belo Porvir – 2018
01/10/2015
e
31/07/2018
Publicado em
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO BELO PORVIR
RELATÓRIO DE ATIVIDADE
PROJETO: COMUNIDADES RESILIENTES
PERÍODO DE EXCECUÇÃO: 2015 a 2018
COORDENADORA DO PROJETO NA ESCOLA: Rosilene Brito Mourão (Coord. pedagógica)
De forma concisa podemos dizer que e forma geral nos anos de 2015 e 2016 a Escola, ainda que tendo aderido ao projeto, desenvolveu-o de forma esporádica, sendo o mesmo realmente incorporado ao currículo escolar de forma mais consciente e consistente nos anos de 2017 e 2018. Passando-se desde 2017 a ser trabalhar com um grupo de alunos fixo, no qual todas as séries do ensino médio encontram-se representadas.
Podemos dizer que o primeiro e mais importante passo que temos dado para a concretização deste projeto de construção de comunidades resilientes é a realização de debates e construção de estratégias que identifiquem projetos internos que se interliguem a prática da sala de aula com a realidade de nossa comunidade.
O grupo de trabalho do projeto Comunidade Resiliente – tem sempre realizado as ações do projeto e refletido sobre como fortalecer ainda mais este processo de conscientização na comunidade e daí tem visualizado como alvo:
- Conhecer a legislação existente sobre os assuntos relacionados ao tema da resiliência.
- Discutir o conceito de resiliência de comunidades, analisando e tratando a questão de forma mais sistêmica.
- Projetar ações locais para conexões sociais e coesão das atividades do projeto com as atividades da escola, construindo resiliência na comunidade, de forma que sejamos conectados e ligados emocionalmente ao bairro e a comunidade.
- Promover educação para o desenvolvimento sustentável, inclusive educação vocacional, assegurando que toda a sociedade possa contribuir para soluções para os desafios atuais.
- Capacitar a comunidade escolar para fazerem escolhas sustentáveis e promover o comportamento responsável de maneira individual e coletiva;
- Construir resiliência por meio de redes sólidas de segurança, redução de risco de desastres e planos de adaptação.
E é a partir deste processo que temos descoberto que quanto mais influência temos na sociedade, maior será o nosso impacto potencial sobre o planeta e maior a nossa responsabilidade de nos comportarmos de maneira sustentável, visto que escolhas individuais podem ter consequências globais. Daí a urgência em sermos agentes multiplicadores no sentido de capacitarmos pessoas para fazerem escolhas sustentáveis.
Nós que compomos o atual grupo de trabalho deste projeto na Escola Belo Porvir temos, algumas vezes, nos sentimos sem perspectivas quando refletimos sobre as questões ambientais e mundiais. No entanto, a medida que nos empoderamos dos conhecimentos e da compreensão de que Resiliência é um importante desafio para nós, em especial num momento tão tumultuado e crítico de nossa história, passamos a pensar sobre o que podemos fazer.
O que sabemos hoje, após mais de três anos de implementação do projeto Comunidades Resilientes, é que não será fácil mudar essa realidade. Mas se não mudar, o Brasil continuará sofrendo com crises periódicas, sem alcançar o desenvolvimento, a despeito do potencial brasileiro, um país com uma imensa riqueza natural, um enorme território e solo fértil. Rico em recursos hídricos, sendo também de extrema importância para a vida de todo o planeta.
E sabemos, hoje, que precisamos priorizar e estabelecer um conjunto de ações resilientes que não fiquem apenas no papel. O trabalho em rede, com a troca de conhecimentos e discussão dessas ações poderá contribuir para se encontrar soluções para problemas e para que possamos estar preparados. Assim, chegaremos à implantação de mecanismos preventivos que nos ajudem a agir de forma eficiente perante à crise global e local.
2015 – Sem registros
- Oficina de pluviômetro caseiro
- Oficina de registro e mapeamento dos resultados do pluviômetro semiautomático
- Oficina sobre a plataforma CEMADEN
- Oficina sobre reciclagem de pneus
2016 –
Arborização das margens do Igarapé Encrenca – Parceria com a prefeitura de Epitaciolândia e Secretaria do Meio Ambiente
Exposição de banner’s com informações hidrográficas e desmatamento e queimadas na região trinacional MAP
2017 – Em fotos
Realização de acero no entorno da escola – Ação de combate às queimadas
Pluviômetro semiautomático produzido pelos alunos – Viver Ciências – UFAC/2017
Pluviômetro semiautomático produzido pelos alunos – Viver Ciências – UFAC/2017
Estudo feito pelos alunos – oficina de produção de Pluviômetro semiautomático
Palestra sobre questões ambientais globais feita pelos alunos
Palestra sobre Combate a Incêndios e queimadas com a parceria do Corpo de bombeiros
Feira de ciências – lixeiras ecológicas
Feira de ciências – hortas ecológicas
Feira de ciências – Arborização
Reunião de avaliação e alinhamento/2017
2018 – Em fotos
Formação com docentes – Projeto MAP resiliente – Cuidando da água a partir da região MAP
Formação com docentes – Projeto MAP resiliente – Cuidando da água a partir da região MAP
Capacitação – Monitoramento de pluviômetro – com novos alunos que aderiram ao projeto durante o novo ano letivo/2018
Capacitação – Monitoramento de pluviômetro – com novos alunos que aderiram ao projeto durante o novo ano letivo/2018
Caminhada em defesa da água – Dia Mundial da água
Formação do grupo de trabalho-2018
Sarau cultural – com músicas, contação de histórias, dança e poesias
Sarau cultural – com músicas, contação de histórias, dança e poesias
Recebimento de um PC para a sala de situação do pluviômetro semiautomatico
Planejamento para o Viver Ciência Itinerante – sala de situação
Oficina com professores – Gestão de água e Rios voadores