Sobre a atividade

Estudantes e professores de Ensino Médio do Colégio Estadual de Araras, escola rural de Petrópolis, RJ, colaboraram em uma pesquisa-ação para conhecer, refletir e propor diversos tipos de políticas públicas de promoção de adaptação climática na esfera municipal. O formato das atividades foi o de comitês de campanhas eleitorais, trabalhando para construir narrativas de promessas de campanhas, através de discursos, programas de rádio, jingles, posts em redes sociais e panfletos, para eleger candidatos a Prefeito e Vereador da escola, no contexto das eleições municipais de 2024. Os estudantes se organizaram em SEIS COMITÊS temáticos: (1) Biodiversidade; (2) Segurança hídrica; (3) Segurança alimentar e nutricional; (4) Saúde coletiva; (5) Justiça climática, e (6) Defesa Civil.  As estratégias discutidas incluiram: (1) Biodiversidade: Enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas no bioma de Araras;  (2) Segurança hídrica: Enfrentamento dos impactos sobre a disponibilidade hídrica no local;  (3) Segurança alimentar e nutricional: Enfrentamento dos impactos produção de alimentos (agricultura familiar) na comunidade; (4) Saúde coletiva: Enfentamento dos impactos no aumento da incidência de zoonoses no bioma; (5) Justiça climática: Enfrentamento das injustiças climáticas de raça/etnia, gênero e idade no local, e (6) Defesa Civil: Propostas de adaptação para a redução dos riscos de desastres, naturais ou provocados pelo homem, em Araras.A culminância ocorreu no dia 03 de dezembro, quando foi debatido e protocolado o documento “Recomendações dos Estudantes do Colégio Estadual de Araras para o Plano Municipal de Adaptação para as Mudanças Climáticas”, em audiência realizada na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Petrópolis, Rio de Janeiro, sob a Presidência do Vereador Fred Procópio, autor do Plano (05/2024).

Categoria da atividade:

  • Como Formar uma Com-VidAção
  • Público-alvo:

  • Ensino Médio