Sobre a atividade

A coleta de resíduos pela escola surgiu como proposta para abordar a Educação Ambiental e a Sustentabilidade a partir do volume de lixo produzido pelos estudantes, bem como o descarte inadequado. Durante 15 dias, as cinco turmas de 6º ano foram desafiadas a recolher o maior volume de lixo seco espalhados pelo pátio da escola. No final da coleta, os sacos de lixo foram pesados com a ajuda de uma balança. A turma que recolheu o maior volume de lixo, ganhou o desafio.  A coleta aconteceu em horários estipulados pelos próprios alunos. Algumas turmas recolheram na entrada e/ou saída da escola, no recreio, nas idas ao banheiro etc. O objetivo era evitar com que a aula parasse para fazer a coleta. A estratégia era problematizar o lixo no chão e normalizar a simples atitude de juntar esse lixo e colocar no lugar adequado em horários e locais que os estudantes não estão exercendo algo delegado pelo professor(a).  A atividade proposta possibilitou diferentes reflexões: o volume de lixo produzido pelos estudantes, o descarte inadequado, tendo em vista que uma das regras do desafio era a coleta de lixo em lugares inapropriados. Também possibilitou diálogos sobre a separação do lixo, pois após a pesagem, o lixo recolhido precisava ser descartado adequadamente. Metodologias Ativas foram fundamentais no processo de concientização.   

Categoria da atividade:

  • Nossa Escola é Vulnerável?
  • Público-alvo:

  • Ensino Fundamental II