Esta atividade se propõe a desvelar como acontecem os movimentos de massa e atuar na prevenção/redução de riscos de desastres em sua comunidade. 

Objetivos:

  • Aprender a interpretar sinais, elementos, fenômenos e impactos ligados a movimentos de massa para a prevenção de desastres junto com as comunidades escolares;
  • Coletar dados hidro-meteorológicos (hidro = água, meteoro = relacionado ao céu e logia = estudo), físicos e de uso e ocupação do solo relevantes para o monitoramento de riscos de deslizamentos de encostas;
  • Participar da Rede de prevenção de riscos de desastres e proteção das comunidades do Cemaden Educação a partir de metodologias ativas como aprendizagem significativa, iniciação científica e ciência cidadã.

A proposta é de contribuir para a redução de riscos de deslizamentos/escorregamentos de encostas por meio de dois tipos de exercícios em que os estudantes se tornam pesquisadores/pesquisadoras e detetives.

 Pesquisa de ciências, social e, de linguagens:

  • Pesquisa de ciências – participam de experimentos práticos em ciências que ampliam a compreensão do fenômeno geológico para demonstrar os  possíveis potencializadores de movimentos de massas em cada local;
  • Pesquisa social e de linguagens – abordagens sociais e de linguagens com o tema desastres socioambientais, com foco em deslizamento de encostas. Pesquisas de memórias, percepções em meios de comunicação, publicações, literatura, poesia, vídeos, entrevistas e outras formas de expressão.

 Detetives de sinais e de monitoramento:

  • Detetives de sinais – observação da paisagem a partir da percepção de sinais (visuais, táteis, fotográficos);
  • Detetives de monitoramento – monitoramento, coleta e comparação de dados de chuvas (com o uso de pluviômetros), umidade do solo e até processos de mudanças na paisagem.

As diferentes formas de compreensão, observação e monitoramento constante do local onde se encontra a comunidade escolar são propostas em função da prevenção de riscos de desastres. As abordagens combinadas contribuem para proteção das comunidades diante da possibilidade da ocorrência de movimento de massa. Em contato constante com a Defesa Civil do município e o Cemaden, o monitoramento local contribuirá para a realização de intervenções preventivas e a preparação das comunidades vulneráveis. 

Para saber mais, acesse a atividade “A terra desliza” no menu ATIVIDADES.