A Campanha #AprenderParaPrevenir criada em 2016, foi inspirada no Dia Internacional para a Redução de Riscos de Desastres – 13 de outubro. Coordenada pelo Programa Cemaden Educação, a campanha de mobilização social já está em sua 6ª edição e muitas foram as reflexões e adaptações ao longo desses anos.

Com o título Levantando a lebre da redução de riscos de desastres: aprendizagens da Campanha #AprenderParaPrevenir, este estudo ‘levanta a lebre’ de uma temática recente e desafiadora no Brasil – Educação em Redução de Riscos e Desastres (ERRD) e apresenta as principais lições durante o desenvolvimento da campanha e os desafios no avanço da ERRD no país.

O artigo foi publicado recentemente na Revista Humanidades e Inovação (Volume 8, Número 44, 2021) e foi liderado pela pesquisadora Patricia Mie Matsuo, co-coordenadora das três primeiras edições da campanha e doutoranda em Ensino de Ciências na Universidade de São Paulo. Contou com a coautoria das pesquisadoras Carla Gracioto Panzeri, Rachel Trajber, Débora Olivato e Maria Francisca Azeredo Velloso do Programa Cemaden Educação e do pesquisador Victor Marchezini Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O texto apresenta ainda um levantamento das abordagens adotadas por outras campanhas de Redução de Riscos e Desastres em outros país e apresenta alguns dados globais decorrentes da construção de um banco de práticas e ações de ERRD produzidas por escolas, defesas civis e universidades durante as quatro primeiras edições da campanha, entre 2016 e 2019.

O artigo completo está disponibilizado no endereço:

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3986