Título:  Educação para o risco: Prevenção e percepção de risco na escola e na paisagem urbana.

Objetivos:  Desenvolver atividades e ações de conhecimento, comunicação e divulgação de medidas de prevenção sobre riscos ambientais, por meio de grupos de trabalhos e ações: Clube do Risco, Rádio Escola – Hora do Risco, Boletim Informativo e Palestras.

Público envolvido:  Estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, professores e comunidade escolar do bairro Matosinhos, direta (720 pessoas) e indiretamente (300) envolvidos com a escola parceira (Escola Estadual Governador Milton Campos) . E estudantes do Ensino fundamental II e Médio (80 estudantes) da Escola Estadual Padre Cipriniano, da cidade de Ritápolis, durante a Semana Educar para a Vida.

Atividades realizadas:  As atividades na escola são diversfi¦cadas e são organizadas de acordo com três projetos que compõem o programa: Projeto Clube do Risco; Projeto Rádio Escolar – Hora do Risco e Projeto Boletim Informativo. Dentre as atividades encontram-se: palestras e roda de conversa (Clube do Risco, a cada quinze dias), programas de rádio no horário do recreio, sempre às sexta-feiras, manhã e tarde (programa Hora do Risco) e Informes e problematizações sobre as condições climáticas e sociais na vida da população por meio do Boletim informativo, duas edições por semestre (Período da Estiagem e períodos das chuvas), distribuídos e trabalhados com todos os alunos durante palestra na escola e nas aulas de Geografia.
Fora da escola, no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia, experiências de Práticas Educativas aconteceram como experimentos a serem desenvolvidos, avaliados para serem posteriormente repetidos no contexto da escola, para estudantes e familiares em datas específicas. Foram realizadas duas oficinas, sendo uma de Confecção artesanal de pluviômetro e outra sobre “Cartografia tridimensional dos riscos ambientais na paisagem do bairro e da escola”. A oficina teve como objetivo Vale destacar que em função dos cortes de bolsas pelo Governo Federal, as atividades que ocorriam semanalmente na escola reduziram à intervenções pontuais durante a Semana Educar para a Vida e durante o¦cina de elaboração de pauta de rádio e gravação, voltada para alunos do 9° ano do ensino fundamental II. Apesar disso, as atividades preparatórias de oficinas e estudos continuaram no interior da universidade afim de não perder o ritmo dos estudos e da preparação de minicursos e o¦cinas que são/serão ofertadas na escola.

Resultados:  1) Clube do risco/oficina/palestra: Entendendo a dinâmica do tempo e do clima por meio dos climogramas e mapas de distribuição geográfica da precipitação brasileira e as chuvas
em São João del-Rei. A atividade realizada em parceria com a professora de Matemática utilizou mapas do Inmet e dados do pluviômetro semiautomático instalado na escola parceira. Com esses recursos visuais e quantitativos trabalhou com medidas em matemática e a relação dos dados de precipitação com a distribuição geográfica no Brasil e o sinal de alerta a partir do índice de precipitação e tempo. Encontros para discutir sobre os Fenômenos Naturais e os riscos. Dentre os objetivos, destacam-se: Sondar os alunos sobre quais fenômenos naturais eles conhecem; apresentar os tipos de fenômenos mais falados nas grandes mídias (global/ local) através das manchetes; refletir sobre os impactos dos eventos na vida humana; Identificar os fenômenos que causam danos em SJDR. Dentre as palestras realizadas na escola, destaca a realizada pela defesa civil, que pode apresentar e distribuir material sobre a questão do período das chuvas na cidade, bem como relacionar a questão do período chuvoso, o acúmulo de água e a dengue no contexto da cidade e na vida da população.
2) Boletim Informativo: “Período de chuvas: O que acontece na minha cidade” – Elaboração do material impresso a partir de conteúdos científicos (item Conhecendo…), textos de estudantes do ensino fundamental II (item a Voz da Escola) e informações da defesa civil (Item Atenção na prevenção) e brincadeiras e charges. O boletim é produzido a partir de pesquisa e estudo realizados pelos graduandos junto a diferentes fontes e, principalmente, a partir do material produzido pelos estudantes da escola parceira durante atividades do Clube do risco e oficinas. https://gepeger.wixsite.com/gepeger/boletim.

3) Rádio Escola – Hora do Risco: No último ano foram produzidos 8 programas de rádio, entre os que foram ao ar destacam-se: 1) Queimadas e a nossa saúde, Tema abordado anualmente durante a época de seca, com objetivo de adotar medidas preventivas para evitar queimadas. 2) Movimento Maio Amarelo – mês que destaca índices de acidentes no trânsito no mundo. O programa teve como objetivo apresentar o histórico desse movimento e informar os alunos com dados de acidentes em São João del Rei. Alguns dos programas podem ser acessados no link: https://gepeger.wixsite.com/gepeger/radioescola-hora-do-risco.

Outras informações:  O programa fundamenta-se na ideia da interação das questões Riscos Ambientais, Educação geográfica e Escola, com a intenção de desenvolver práticas e ações educativas que contribuam na direção de uma “Educação para a redução de Riscos de desastres. Durante os anos de 2018 a março de 2019, o programa foi desenvolvido também nas escolas de outros municípios, como E. E. Padre Cipriano (Cidade de Ritápolis) e E. E. Assis Resende (Resende Costa). Apesar dos cortes das bolsas pelo Governo Federal, que levou à redução das ações no contexto escolar, pode-se buscar outro caminho para que as atividades e discussões no âmbito da formação inicial e do ensino básico não fossem totalmente paralisadas. Para 2020 espera-se retomar as atividades em mais escolas, com o apoio do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que firma acordo de Cooperação Técnico-científica com a Universidade Federal de São João del-Rei, em outubro de 2019. No acordo, está prevista a parceria em atividades de extensão, pesquisa e ensino.