Transformando Desastres Ambientais Locais em Ações Conscientes: O Papel dos Jovens na Mitigação das Mudanças Climáticas – Guarapuava/PR
Atividade/ação desenvolvida
- Outro tipo de atividade/ação educativa
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 15
- Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 45
- Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 25
- Outro(s): Quantidade - Quantidade: 30
Atividades desenvolvidas e principais resultados
As ações foram desenvolvidas no âmbito do Itinerário Formativo Ambiente-se, inserido na área de Ciências da Natureza, com a participação de 15 estudantes do Ensino Médio que optaram por esse itinerário. O objetivo principal das atividades foi promover a sensibilização ambiental entre os alunos, utilizando uma abordagem interdisciplinar para explorar os desastres ambientais causados pelas mudanças climáticas. A ênfase foi dada aos impactos locais vivenciados pelos estudantes, tornando o conteúdo mais relevante e próximo da realidade deles. Além disso, buscou-se incentivar a reflexão e a busca por soluções sustentáveis e práticas, promovendo o protagonismo dos alunos. Durante as aulas, o tema desastres ambientais decorrentes das mudanças climáticas foi explorado com enfoque na realidade local. Um dos exemplos discutidos foi o impacto das fortes chuvas que ocasionaram sérios prejuízos à comunidade onde o colégio está inserido. Entre os problemas enfrentados estavam o alagamento de residências, a queda de pontes e os danos significativos à agricultura, que é uma das principais atividades econômicas da região. Além disso, os estudantes, professores e moradores precisaram lidar com desafios diários, como o desvio prolongado de rotas de transporte público, incluindo a do ônibus escolar, durante mais de dois meses para acessar o colégio. Essa realidade foi, então, incorporada ao conteúdo das aulas, onde os alunos puderam analisar as causas e consequências das mudanças climáticas e discutir alternativas para mitigar seus impactos. Essa reflexão conectou as dimensões global e local, estimulando os estudantes a pensarem sobre soluções práticas e sustentáveis para sua comunidade. Para colocar esses aprendizados em prática, os estudantes participaram do 2º Fórum de Jovens pelo Clima, onde compartilharam com outros jovens relatos sobre os desastres vivenciados em sua região. Como culminação das ações os estudantes produziram um vídeo para redes sociais, no qual os alunos comunicaram à comunidade local como as mudanças climáticas estão afetando a economia e o cotidiano da região. O vídeo teve grande repercussão, alcançando até o momento 4.050 visualizações nas redes sociais do Colégio Imperatriz e do projeto Global Youth Climate Pact (GYCP), fruto da parceria entre o Colégio Imperatriz e a Universidade Estadual do Centro-Oeste. Além disso, o trabalho desenvolvido pelos estudantes ganhou destaque internacional, sendo apresentado durante o evento “Fête de la Science”, realizado em Paris, França, em outubro de 2024, por meio da participação de um dos professores do projeto. Este momento representou uma ampliação da visibilidade da ação e uma oportunidade para que a ação local fosse compartilhada com uma audiência global.
Galeria de imagens
Foto 1
Professor Anderson Moser apresentando a ação no Fête de la Science.
Foto 2
Professor Anderson Moser apresentando a ação no Fête de la Science.
Foto 3
Professor Anderson Moser apresentando a ação no Fête de la Science.
Link: vídeo da ação
https://drive.google.com/file/d/1Sr40zW-PnF7S0EPOONH1pQj-4Xa3GD8T/view?usp=drive_link