Educação para uma Escola Resiliente e Sustentável – Vitória de Santo Antão/PE
Objetivos da iniciativa
Desenvolver ações socioeducativas, por meio das metodologias ativas para a formação de pedagogos comprometidos com a Edcuação para redução de Riscos e Desastres (ERRD), bem como a sensibilização da Educação Ambiental para a construção de uma Escola Resiliente e Sustentável.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
Quem participou iniciativa:
- Universitários
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
A oficina Escola Sustentável e resiliente foi desenvolvida para o desenvolvimento de estratégias com utilização de metodologias ativas integrando os ODS, em evidência os ODS 11 e 13 que tratam da Resiliência da Cidade, bem como das açãoes para a redução das Mudanças Climáticas. Destaca-se que a partir das metodologias ativas é possivel utilizar uma abordagem contextualizada com a investigação, a formulação e resolução de problemas, estratégias, produção de vídeos, jogos, dentre outros processos metodológicos.
Neste contexto, as estudantes de pedagogia, construiram instrumentos que poderão ser utilizados em sala de aula com crianças e adolescentes, considerando a temática dos ODS, contextualizando o que as mudanças climáticas tem provocado no mundo e que impactos isso tem gerado na nossa cidade, destacando os desastres recorrentes na Cidade de Vitória de santo Antão.
Principais resultados alcançados
Através das atividades e contextualizações, foi realizado uma séri de pesquisas, destacando os efeitos das mudanças climáticas no teritório das Cidades, bem como em que medida é possivel desenvolver a temática das mudanças climáticas e dos desastres na sala de aula com as diversas faixa etária, utilizando as metodologias ativas. Nesse sentido, o papel do professor será essencial, pois além de fortalecer o processo educativo, como mentor da aprendizagem, dando suporte ao aluno, motivando-o einserindo-o em projetos que propicie a construção de conhecimentos, para que ele desenvolva todo seu potencial e suas competências (MORAN, 2018)
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
Coordenação do Curso de Pedagogia da FNH e do Curso de Direito
Galeria de imagens
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