Geodesastres Educação – Belém/PA
Objetivos da iniciativa
O objetivo da ação desenvolvida para a campanha “Clima de desastres: tempo de agir!” visou realizar uma atividade educativa de prevenção nos temas de inundação e incêndios urbanos com o desenvolvimento de jogos e materiais educativos para crianças do ensino fundamental. A atividade está inserida no projeto de extensão “Geodesastres educação” da Universidade Federal Rural da Amazônia.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
- Outro(s)
- Outros: Incêndios Urbanos
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Pública Estadual) e envolveram inicialmente, explicação do conceito de inundação e incêndio urbano, de forma simplificada, considerando a idade dos participantes (9 a 10 anos). Nessa ocasião, também foi dada oportunidade para que os alunos falassem suas próprias percepções do conceito dos desastres apresentados e experiências vivenciadas. Em seguida, iniciou-se o jogo denominado de “Jogo da Prevenção”, que consistiu na utilização de cards ilustrativos contendo duas ações, uma representando a atitude correta a se fazer para evitar a ocorrência do desastre ou o que fazer no momento da ocorrência do desastre e a outra, representando a atitude incorreta a se fazer nessas mesmas situações. Essas ações foram colocadas lado a lado representando a alternativa “A e B”. A dinâmica do jogo ocorreu dividindo os alunos em dois grandes grupos, onde, o grupo deveria conversar entre si e chegar a um consenso sobre a resposta correta para cada situação apresentada. Para incentivar a participação dos alunos, foi proposto um prêmio para a equipe que acertasse mais alternativas. Por fim, foi realizada a atividade denominada de “Mural da prevenção”, que consistiu em uma colagem de figuras em uma folha de acetato que foi dividida em dois eixos: um para inundação e outro para incêndios urbanos. Tais figuras representavam ações que podem vir a causar ou contribuir para que os desastres abordados ocorram. Desta forma, foi pedido que os alunos colocassem suas figuras no eixo do desastre que eles acreditavam que a ação representada em sua figura pudesse causar ou contribuir. Dessa maneira, foi possível avaliar a assimilação do conteúdo repassado no momento introdutório e no jogo.
Principais resultados alcançados
A utilização dos jogos no aprendizado mostrou-se positiva, visto que a utilização de materiais lúdicos somada a competição entre equipes estimulou uma maior interação entre os discentes, além de possibilitar uma maior fluidez na dinâmica de ensino-aprendizagem e imersão no tema abordado. Observou-se que todos os alunos já tinham obtido contato direto ou indireto com os tópicos abordados. Entretanto, apesar de relatarem ter vivenciado situações práticas do tema, os mesmos sentiram moderada dificuldade em discernir o correto a se fazer durante uma inundação/alagamento ou incêndio urbano, além de demonstrarem encarar estes fenômenos com normalidade. Outrossim, em relação a proximidade do conteúdo com a realidade dos discentes, destaca-se que na atividade de construção do “Mural da prevenção”, 56,25% dos alunos optaram por selecionar imagens que representassem ações que corroboram para a ocorrência de inundações. Isto pode estar diretamente relacionado com o meio que os cerca, visto que, a área no entorno da instituição de ensino está situada em uma planície de inundação ocupada e canalizada, o que corrobora para uma exposição contínua a inundações. Ademais, pode-se pontuar que este formato de ação tem grande potencial na estimulação do protagonismo, pois ao entenderem os processos que podem gerar a ocorrência dos eventos adversos abordados, os alunos puderam ver o seu papel para a redução dos riscos e desastres. Nesse sentido, os materiais desenvolvidos alcançaram o objetivo de abordar essas temáticas de forma didática e lúdica, ensinando conceitos e formas de prevenção antes do desastre e durante do desastre.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
Professores e Diretora da instituição