Roda de Diálogo: História Ambiental, eventos extremos e desastres - Jacobina/BA - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Roda de Diálogo: História Ambiental, eventos extremos e desastres – Jacobina/BA

Uma iniciativa de Universidade do Estado da Bahia

Enviado em 11/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 10
  • Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 30
  • Pessoas da comunidade local - Quantidade: 15
  • Agentes de Proteção e Defesa Civil - Quantidade: 2
  • Outro(s): Quantidade - Quantidade: 15

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Roda de Diálogos com professores da Universidade,  da educação básica, estudantes de graduação e ensino médio e a comunidade em geral sobre a História ambiental do Desastres de Jacobina no semiárido baiano. 

A História Ambiental de Jacobina está associada as características do seu sistema natural, no que tange a geologia/geomorfologia e os aspectos hidroclimatológicos, que repercutiu na formação política e territorial, através da presença do ouro no fundo dos vales e nas vertentes das Serras de Jacobina, ao qual impulsionou o desenvolvimento socioeconômico da cidade/município e seu crescimento.

No entanto, nas últimas décadas do século XX e início deste o adensamento populacional, a ocupação residencial das encostas e planícies de inundação e juntamente com a expansão da atividade de mineração, contribuiu e tem contribuído para degradação das suas paisagens naturais e aumento  do registro de desastres deflagrados principalmente por eventos extremos de chuva e de estiagem e secas prolongadas, com grande repercussão na qualidade de vida e qualidade ambiental, principalmente da população de menor poder aquisitivo.

No entanto, nas últimas décadas do século XX e início deste o adensamento populacional, a ocupação das encostas e planícies de inundação e com a expansão da atividade de mineração, contribuiu e tem contribuído para degradação das paisagens naturais e aumento  do registro de desastres deflagrados por eventos extremos de chuva e de estiagem e secas prolongadas, com grande repercussão na qualidade de vida e qualidade ambiental, principalmente da população de menor poder aquisitivo. Quando falamos das paisagens do Sertão da Jacobina ou das Serras da Jacobina estamos nos referindo a uma extensa cadeia montanhosa norte-sul na região entre as cidades de Mundo Novo e Jaguarari – BA, genericamente nomeada como Serras da Jacobina, onde hospeda importante mineralizações conhecidas de ouro, cromo, manganês, esmeralda, ametista e barita (Santos, 2018). Quando falamos das paisagens do Sertão da Jacobina ou das Serras da Jacobina estamos nos referindo a uma extensa cadeia montanhosa norte-sul na região entre as cidades de Mundo Novo e Jaguarari – BA, genericamente nomeada como Serras da Jacobina, onde hospeda importante mineralizações conhecidas de ouro, cromo, manganês, esmeralda, ametista e barita (Santos, 2018).

 

Foto 1

Roda de diálogo – platéia

Foto 2

Cartaz convite instagram

Foto 3

Equipe que realizou o evento

Foto 4

Técnico da Defesa Civil

Foto 5

Slides de apresentação

Link: vídeo da ação

https://www.instagram.com/reel/C7nBbfEvzOb/?utm_source=ig_web_copy_link

Arquivos complementares

  • Apresentacao-Jacobina-Completa-2.pdf 17 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
E.M. 3 de Agosto – Vitória de Santo Antão/PE
Título:  Educação Ambiental e Sustentabilidade. Objetivos:  Implantar processos didáticos voltados à educação ambiental no contexto escolar, com a ornamentação da escola, reutilizando garrafas pet e materiais reutilizáveis; Implementação de horta; Confecção ...
#AprenderParaPrevenir2019
EMP Oswaldo Cabral – Joinville/SC
Título:  Cuidado com o meio ambiente. Objetivos: Tornar futuros cidadãos conscientes e preocupados com a preservação do planeta. Público envolvido: Comunidade escolar 4 e 5 anos. Atividades realizadas: Leitura do pluviômetro, passeio ...
#AprenderParaPrevenir2018
E.E. Dr. Carlos Lima Dias – Mococa/SP
DESASTRES AMBIENTAIS: COMPREENDER PARA PREVENIR Objetivos: 1. Refletir sobre os impactos dos desastres ambientais ocorridos no Brasil e seus resultados para sociedade contemporânea; 2. Conscientizar os alunos sobre a ...
#AprenderParaPrevenir2020
Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Santos/SP
Título da campanha:  Morro Resiliente. Objetivo:  Conscientizar a comunidade de áreas de risco sobre a importância de se prepararem para as situações de emergência; Reestruturar os Núcleos de Defesa Civil; Aproximar a ...
#AprenderParaPrevenir2023
Comunidade sem riscos – São Paulo/SP
#AprenderParaPrevenir2019
E.M. Visconde de Suassuna – Jaboatão dos Guararapes/PE
Título:  Passos para prevenção de Risco de Desastres. Objetivos:  Refletir sobre as mudanças climáticas e a importância de atuar em prol da sustentabilidade . Público envolvido: Estudantes do EJA, 4º e ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações