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Riscos em Perspectiva: o bairro Matosinhos em São João del-Rei (MG) em Maquetes

Uma iniciativa de Escola Estadual Governador Milton Campos

Enviado em 16/12/2024

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Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 29
  • Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 5

Atividades desenvolvidas e principais resultados

O projeto uniu teoria e prática para promover o entendimento e a conscientização sobre riscos urbanos e ambientais no bairro Matosinhos, em São João del-Rei. Desenvolvido com as turmas do 1º ano do ensino médio em tempo integral da Escola Estadual Governador Milton Campos, sob orientação do professor Rafael César nas aulas de Geografia, o projeto contou com uma etapa inicial de discussão teórica sobre conceitos de risco e urbanização, seguidos por uma fase prática de confecção de maquetes.

Parceria e Apoio Técnico:
O projeto foi realizado em parceria com o grupo de pesquisa GEPEGER da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que contribuiu com orientações técnicas para a análise dos riscos locais. A colaboração com o GEPEGER possibilitou que as/os estudantes tivessem acesso a uma visão aprofundada sobre a realidade socioambiental do bairro em que a escola está inserida, além de reforçar a relação entre a comunidade escolar e o meio acadêmico.

Objetivos:
Identificar e compreender os principais riscos ambientais e urbanos do bairro Matosinhos;
Aplicar os conhecimentos teóricos de Geografia em atividades práticas, facilitando a aprendizagem ativa das/dos estudantes;
Estimular o olhar crítico e investigativo das/dos alunas/os para as questões de segurança e planejamento urbano;

Metodologia:
O projeto começou com aulas teóricas que abordaram a temática dos riscos urbanos e ambientais, onde as/os estudantes discutiram sobre os desafios específicos de Matosinhos. Em seguida, partiram para a construção das maquetes, representando o bairro em escala reduzida e destacando pontos de vulnerabilidade. Essa abordagem prática facilitou a visualização dos problemas estudados e incentivou o desenvolvimento de propostas de mitigação de riscos.

Resultados:
Com essa experiência, as/os alunas/os adquiriram uma compreensão sólida sobre a importância do planejamento urbano e da análise de riscos, capacitando-os a contribuir de maneira ativa para a segurança e o bem-estar da comunidade.

Galeria de imagens

Foto 1

Processo de confecção das maquetes

Foto 2

Processo de confecção das maquetes

Foto 3

Maquete finalizada

Foto 4

Maquete finalizada

Foto 5

Processo de confecção das maquetes

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2016
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Relato Fazer uma espécie de coleta seletiva pensada, pois ao redor da escola, as pessoas jogam fora várias coisas que poderiam ser usadas para outros fins, como foi feito ...
#AprenderParaPrevenir2018
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Alagamentos e entupimentos de bueiros provocados por lixo nas vias públicas Objetivos: levar os alunos a perceberem sobre as interferências negativas e positivas do homem no meio ambiente para ...
Vídeo de divulgação do projeto
Os alunos envolvidos no projeto elaboraram um vídeo de divulgação da campanha #AprenderParaPrevenir que foi exibido nos dias seguintes em palestras dento da escola, para que assim outros alunos ...
#AprenderParaPrevenir2017
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Título do Projeto: “O CONHECIMENTO SALVA” A campanha iniciada em 2016 teve o desenvolvimento de boas práticas que pontuaram o reconhecimento de áreas de risco e isso contou com ...
#AprenderParaPrevenir2024
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#AprenderParaPrevenir2019
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Título:  Projeto de extensão Aprender para Prevenir e NASFE.  Objetivos:  Tendo em vista que a cidade de Juiz de Fora tem recorrentes problemas relacionados a desastres naturais, e conforme a ...

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O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

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