Projeto Urbano Colaborativo de Infraestrutura Verde para a Redução do Risco de Desastres – Ubatuba/SP
Atividade/ação desenvolvida
- Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
- Outro tipo de atividade/ação educativa
- Cartografia Social
- História Oral
- Descrição
Cartografia Social: nível 1, atividade 1
História Oral: nível 3, atividade 3
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 7
- Pessoas da comunidade local - Quantidade: 47
- Agentes de Proteção e Defesa Civil - Quantidade: 2
- Outro(s): Quantidade - Quantidade: 12
Atividades desenvolvidas e principais resultados
A ação inscrita na campanha corresponde a duas Oficinas Participativas realizadas na comunidade Vila de Itamambuca, Ubatuba-SP, em 08/06 e 28/09/24, que compõem o cronograma, em curso, de uma pesquisa de doutorado em Urbanismo (UFRJ) em conjunto com o Projeto de Extensão Universitária da UFRJ “Ecologia Urbana: Infraestrutura Verde em comunidades em situação de vulnerabilidade socioclimática”. A ação também integra a Rede de Educação para Redução do Risco de Desastres do Litoral Norte-SP. O objetivo geral da ação é construir um projeto urbano colaborativo de infraestrutura verde para a Vila de Itamambuca, junto com a comunidade através da troca de conhecimentos técnicos e locais para a redução do risco de desastres relacionados a chuvas. Cada Oficina teve objetivos, métodos e atividades específicas:
Oficina 1 (08/06): Objetivos: sensibilização da população local para a construção social do risco de desastres e troca de conhecimentos sobre a Vila de Itamambuca. Métodos: história oral em formato de roda de conversa e cartografia social. Resultados: 4 mapas produzidos pelos moradores: 1. Como era a Vila antigamente; 2. mapa do presente, incluindo identificação das áreas que costumam alagar com a chuva; 3. cenário futuro pessimista, o que de pior poderia acontecer com a Vila; 4. cenário futuro otimista de como gostariam que fosse a Vila no futuro.
Oficina 2 (28/09): Objetivos: Sensibilização da população local para riscos de alagamento e inundação e construção dialógica do conhecimento sobre infraestrutura verde. Métodos: cartografia social. Atividades: apresentação das informações de risco da bacia hidrográfica do rio Itamambuca através do Atlas de Risco do Litoral Norte-SP (GERCO) pelo IPA-SP; apresentação sobre o que é infraestrutura verde pela pesquisadora responsável pela ação; e mapeamento das áreas de alagamentos identificadas pela população local e de propostas para redução desses riscos inspiradas na infraestrutura verde através da catografia social, feita em grupos e despois sistematizada em um único mapa. Resultado: mapa com propostas baseadas na infraestrutura verde para a Vila de Itamambuca feitas pelos moradores.
As Oficinas têm tido um papel fundamental na mobilização e sensibilização da comunidade local para os temas do projeto que incidem diretamente na educação para a redução do risco de desastres.
Galeria de imagens
Foto 1
Oficina-1: historia oral em roda de conversa
Foto 2
Oficina-2: Abertura da Oficina
Foto 3
Oficina-2: sensibilização para o risco de desastres e apresentação do Atlas de Risco do LN-SP
Foto 4
Oficina-2: cartografia social das áreas de alagamento e inundação
Foto 5
Oficina-2: sistematização das cartografias com as propostas baseadas na infraestrutura verde
Link: vídeo da ação
https://www.instagram.com/reel/DBaTDWytm04/?igsh=MnQyazJpd25hb2Vs
Arquivos complementares
- Cartografia-Social_Grupo-1_Passado_Oficina_1.pdf 1 mb
- Cartografia-Social-Grupo-3-futuro-pessimista_Oficina_1.pdf 347 kb
- Cartografia-Social_Grupo-2_PRESENTE_Oficina_1.pdf 473 kb
- Convite_Oficina_2-4.pdf 358 kb
- Historico-de-Alagamento_A0_1_2200.pdf 9 mb
- Mapa-Sintese_Oficina_2-5.pdf 4 mb
- Poster-ATLAS_GERCO_Sub-Ugrhi-05-Itamambuca-1.pdf 2 mb