Preservação e cuidados com o meio ambiente – Rio Arroio Cercado – Curitiba/PR
Atividade/ação desenvolvida
- Outro tipo de atividade/ação educativa
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 169
Atividades desenvolvidas e principais resultados
O Projeto proporcionou aos estudantes o reconhecimento das características da paisagem e do território brasileiro e suas relações: relevo, formas, hidrografia, clima e vegetação. Conheceram a qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos ( esgotos, efluentes industriais, marés negras). Identificaram problemas ambientais dos espaços de vivências, propondo sugestões para solucioná-los. Trabalho interdisciplinar; mapas, fotos, google map, Google Earth, observaram espaços da escola, rio Arroio Cercado aos fundos da escola Frischmann, rio Ribeirão dos Padilha que deságua na bacia do rio Iguaçu, bairros, significado dos rios, mudanças e permanência das vegetações. Aula de campo no Memorial do Iguaçu. Assistimos notícias, reportagens sobre Curitiba, a tragédia do Rio Grande do Sul, o projeto da Sanepar para despoluir o Rio Iguaçu, a série sobre o rio Iguaçu. Recolhemos materiais para descarte correto e confecção de brinquedos, jogos e maquetes. Participamos da campanha de arrecadação de tampinhas e garrafinhas. Proporcionar momentos de formação do conhecimento e desafio do pensamento crítico. Demonstraram entendimento ao transmitirem e conscientizarem no decorrer do projeto através de materiais; confecção de cartaz, maquetes, textos informativos e Folders para reunião de pais e Feira do Conhecimento, da importância e urgência dos cuidados com os rios, para reduzir o descarte, prevenindo o aumento do nível nos dias chuvosos, protegendo a comunidade carente em situações de vulnerabilidade de moradias dos alagamentos.
Conhecemos os parques de Curitiba de outro ângulo: escapamento de água das chuvas fortes, para evitar a inundação da cidade. Todos os parques da cidade foram implantados em áreas estratégicas para evitar enchentes nas regiões onde estão. Estudamos os materiais de formação: apostilas sobre a prevenção dos fenômenos climáticos.Pesquisamos ações do governo; propostas e investimentos no Brasil e de outros países para reduzir o impacto ambiental nos biomas. Passar a reportagem sobre o projeto da Sanepar para despoluir o Rio Iguaçu. Produção das lixeiras para separação: orgânico, metal, plástico, vidro e papel.
Galeria de imagens
Foto 1
Aprendendo a importância da separação do lixo.
Foto 2
Aprofundando o conhecimento sobre o projeto águas do Pinheirinho.
Foto 3
Reaproveitando lixo reciclável para a confecção de jogos.
Foto 4
Trabalho apresentado na feira do conhecimento.