PALESTRA SOBRE A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO EM TEMPOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS – Petrolina/PE
Atividades desenvolvidas e principais resultados
1. *Conscientização*: aumento da conscientização dos estudantes sobre as questões do semiárido e as mudanças climáticas aumentando a percepção de risco dos alunos em relação à estiagem. Espera-se que compreendam os desafios específicos da região.
2. *Compreensão das mudanças climáticas*: compreensão mais profunda das causas e efeitos das mudanças climáticas e de como elas afetam o semiárido.
3. *Empatia*: encorajamento dos estudantes a pensar sobre as dificuldades enfrentadas por essas comunidades.
4. *Compromisso com a sustentabilidade*: É importante que os alunos saiam da palestra com um compromisso pessoal de adotar práticas mais sustentáveis em suas vidas cotidianas.
5. *Mudança de comportamento*: influência positiva no comportamento dos estudantes, incentivando a redução do consumo de recursos naturais e a promoção da preservação ambiental.
6. *Conexão com a comunidade*: motivação dos alunos a se envolverem mais ativamente nas questões locais, apoiando iniciativas comunitárias de adaptação às mudanças climáticas.
7. *Conhecimento prático*: conhecimento prático, como técnicas de captação de água da chuva e práticas agrícolas adaptadas ao semiárido.
8. Estreitamento dos laços COMPDEC X COMUNIDADE ESCOLAR – Apresentando o trabalho desenvolvido pela COMPDEC para desastres relacionados principalmente à estiagem e assim estreitando a relação entre o órgão e a comunidade escolar.
Em resumo, uma palestra eficaz sobre a convivência com o semiárido em tempos de mudanças climáticas deve resultar em uma comunidade escolar mais consciente, comprometida e ativa na busca de soluções para os desafios ambientais e sociais enfrentados na região.