PALESTRA: “DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO DO RISCO DE DESASTRES NATURAIS NAS COMUNIDADES A PARTIR DA ESCOLA”
Enviado em 09/12/2018
Data inicial: 23/11/2018 00:00:00
Data final: 23/11/2018 00:00:00
Na última sexta-feira, dia 23, Márcio Curvello, Diretor do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Defesa Civil, esteve no auditório do Centro Educacional Castelo Cecília Meireles, em Rio Real/BA, para ministrar a palestra “Desenvolvendo a Percepção do Risco de Desastres Naturais nas Comunidades a partir da Escola”. O público alvo foram os alunos e professores do ensino médio da instituição.
Durante o bate papo foram abordados assuntos e orientações através de slides e vídeos sobre conceitos de desastres, riscos, vulnerabilidade, resiliência, pluviômetros, bacias hidrográficas, dentre outros assuntos envolvendo medidas para a solução local no que tange a prevenção e o enfrentamento de desastres naturais. Marcio Curvello também apresentou o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) Os Alunos acompanharam tudo com bastante atenção, e participaram com diversas perguntas ao Palestrante.
“O objetivo desse trabalho é desenvolver a percepção de risco e também despertar a consciência dos jovens para questões envolvendo o real papel deles como importantes atores no processo de redução de ricos de desastres dentro das comunidades e também do valioso papel da escola nesse processo” explicou Marcio Curvello. E ainda ressaltou “Os jovens exercem um papel importantíssimo nesse processo e precisam ser moldados e trabalhados para que sejam futuramente, elementos multiplicadores do saber. E a escola é o melhor lugar para se difundir essa conscientização. E essa é a nossa maior missão – Preparar as comunidades para o enfrentamento aos desastres naturais, baseados na Resiliência”.
E ainda destacou, “Nosso papel como pesquisadores e orientadores é motivar as comunidades a trabalhar a percepção de risco para que assim estejam preparados para enfrentar as possíveis consequências dos desastres naturais. O objetivo é aumentar a capacidade prevencionista e de reação de todos os atores dentro da comunidade na qual se inserem”, destacou Marcio Curvello.
Márcio Curvello aproveitou e propôs aos alunos o desenvolvimento no ano letivo de 2019, da Campanha #AprenderParaPrevenir que é promovida todos os anos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). A proposta é que os mesmos desenvolvam os projetos “Pluviômetros nas Comunidades” e “Bacias Hidrográficas” objetivando introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais dentro do município de Rio Real, em especial em comunidades que vivem em áreas de risco, envolvendo-as e fortalecendo a capacidade local de enfrentamento aos eventos adversos. Em especial a Estiagem. O trabalho terá inicio no ano letivo de 2019.
Fonte: BLOG NEPEDEC
http://nepedec.blogspot.com/2018/11/marcio-curvello-diretor-do-nucleo-de.html