Oficina de Letramento Climático - Jaboatão dos Guararapes/PE - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Oficina de Letramento Climático – Jaboatão dos Guararapes/PE

Uma iniciativa de Comissão Ambiental Jaboatão dos Guararapes

Enviado em 14/12/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
  • Outro tipo de atividade/ação educativa
  • Pluvipet+App
  • Descrição

    A Oficina de Letramento Climático foi realizada a partir da Jornada Pedagógica Pluvipet+App.

    O conteúdo da oficina explorou o nível 1 e 2 da jornada, com as seguintes atividades: 

    1. Conceito de risco, vulnerabilidade, desastre socioambiental, conceito de enchente, inundação, enxurrada e alagamento, e Racismo Ambiental (que se associa com o tópico ‘A relação das chuvas com os riscos de desastres’ do Nível 1);

    2. Apresentação de um pluviômetro, dos tipos e da funcionalidade, que se relaciona com o tópico ‘Quanto vai chover?’, do Nível 1;

    3. Uso do site do Instituto Nacional de Meteorologia para encontrar os pluviômetros do território, bem como fazer a leitura dos avisos meteorológicos e previsão do tempo para a cidade, baseando-se nas orientações do tópico ‘Tem pluviômetros por aqui?’, também do Nível 1;

    4. O passo seguinte da atividade da oficina é a montagem do pluviômetro e as orientações e requisitos para instalação, monitoramento do equipamento, somado a leitura dos resultados associados ao impacto em cada território, se relacionando com o tópico 2, do nível 2 da jornada (A escola e cada casa é um ponto da rede de monitoramento);

    3. Por fim, a oficina apresenta o conceito de Ciência Cidadã, orientando o preenchimento das planilhas, indicando a utilização do aplicativo Dados a prova d’agua, e incentivando o desenvolvimento de projetos na escola a partir destes dados, se baseando no tópico 3 (Ciência cidadão em ação), no nível 2.

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 75
  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 67
  • Pessoas da comunidade local - Quantidade: 49
  • Outro(s): Quantidade - Quantidade: 74

Atividades desenvolvidas e principais resultados

As Oficinas de Letramento Climático fazem parte de um dos objetivos do Projeto Comunidades pelo Clima, realizado pelas organizações da sociedade civil Somos Todos Muribeca (STM), Meu Recife e Comissão Ambiental Jaboatão dos Guararapes (CAJG), que tem como objetivos realizar a incidência política na Região Metropolitana do Recife (RMR), através da elaboração de um manifesto para pressionar os representantes eleitos em 2024 à aderirem as propostas que buscam medidas para mitigar e adaptar as cidades à crise climática; e instrumentalizar as comunidades através da Educação Climática, com conteúdos sobre rdução de riscos de desastres, soluções baseadas na natureza e afins. Mais informações sobre a campanha estão disponíveis em Projeto Comunidades pelo Clima.

Utilizando a metodologia do Cemaden Educação, do Projeto de Extensão da UFPE (TIG Periferia) e do GRIS Solidário, e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco, as oficinas tiveram início em maio/2024 e, até agora alcançou diretamente 265 pessoas, entre alunos, professores e pessoas das comunidades locais de oito cidades diferentes, compreendendo a RMR, a Zona da Mata e o Agreste pernambucano. Foram realizadas, no total, 12 oficinas, sendo seis em Jaboatão dos Guararapes, duas em Lagoa do Carro e as demais para o Recife, Goiana, Sanharó, Camaragibe, Olinda e Paulista (essas três últimas realizadas numa única ação). Oito oficinas foram realizadas para 9 escolas, tendo sido realizada uma para duas escolas ao mesmo tempo; e duas para uma única escola. As oficinas foram realizadas dentro do seguinte contexto:

  • Formação interna do voluntariado da CAJG e STM
  • Evento SESC Jovem
  • Encontro de Territórios do Projeto Nordeste pelo Clima, promovido pela ONG Visão Mundial 
  • Programação de atividades da Biblioteca Popular de Casa Amarela
  • Programação da mês do Meio Ambiente das escolas
  • Programação da Feira de Conhecimentos das escolas; e
  • Inserção no Plano de Aula dos professores.

Uma das ações foi exibida numa reportagem da TV Local e pode ser assistida através do link: Oficina de Letramento Climático exibido no jornal local.

Pretende-se realizar uma segunda edição das oficinas para implementar o nível 3 da Jornada, através de um Sistema de Monitoramento Comunitário, que está em fase de desenvolvimento, através da UFPE. Tem sido uma experiência, sem dúvida, extraordinária.

Galeria de imagens

Foto 1

Oficina de Letramento Climático em Goiana no SESC Jovem

Foto 2

Pluvipet dos alunos da Escola Moacyr de Albuquerque confeccionado

Foto 3

Confecção do Pluvipet pelos alunos da Escola Moacyr de Albuquerque

Foto 4

Grupo de município de Olinda participando da Oficina de Letramento Climático durante o Encontro de Territórios do Projeto Nordeste pelo Clima

Foto 5

Turma participante da Oficina de Letramento Climático, no Encontro de Territórios do Projeto Nordeste pelo Clima

Link: vídeo da ação

https://www.instagram.com/reel/C7Z4uQIuOYX/?igsh=NXY2MjcwMnkxcjUw

Arquivos complementares

  • Material-Oficinas-de-letramento-climatico-comunidades-pelo-clima_compressed-3.pdf 6 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2017
Defesa Civil – Escola Básica Municipal Tiradentes – Blumenau/SC
Título do projeto: Projeto Agente Mirim de Defesa Civil O Projeto tem o objetivo de fortalecer as ações de prevenção nos bairros, com vistas à preservação da vida e ...
#AprenderParaPrevenir2024
Vida em Jogo – Rio de Janeiro/RJ
#AprenderParaPrevenir2018
E. E. Professor Silvio Tavares – Cambara/PR
Alagamentos e entupimentos de bueiros provocados por lixo nas vias públicas Objetivos: levar os alunos a perceberem sobre as interferências negativas e positivas do homem no meio ambiente para ...
#AprenderParaPrevenir2019
CCST/INPE – E.E. Monsenhor Ignácio Gióia – São José dos Campos/SP
Título:  Mapeamento participativo. Objetivos:  Identificar áreas de riscos associados a eventos hidrometeorológicos na comunidade de São Luiz do Paraitinga, São Paulo. Propor medidas de adaptação aos diferentes riscos identificados. Desenvolver estratégias para ...
#AprenderParaPrevenir2024
Roda de Diálogo: História Ambiental, eventos extremos e desastres – Jacobina/BA
#AprenderParaPrevenir2023
Paisagismo e mecanismos digitais para o enfrentamento dos problemas ambientais – Mariano Moro/RS

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações