O uso do teatro de fantoches como prática educativa para uma cultura de prevenção – São José dos Campos/SP
Atividades desenvolvidas e principais resultados
Os resultados das apresentações do teatro de fantoches revelou que apesar da metodologia simples que utilizou relatos de desastres da comunidade escolar, estimulou participação e percepção dos riscos. A reflexão sobre as experiências vividas nos remete a urgência de agir . O desenvolvimento da proposta colaborou com a recomposição da aprendizagem dos estudantes, principalmente no desenvolvimento das habilidades da comunicação oral, já que, um dos maiores desafios nas aulas é fazer com que os alunos se expressem oralmente e no desenvolvimento das habilidades (EF06AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e compreender a relação entre elas nos processos de criação de personagem;(EF01AR18) Reconhecer e apreciar histórias dramatizadas e outras formas de manifestação teatral presentes no cotidiano;(EF02AR18) Reconhecer e apreciar o teatro de bonecos presente em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas.(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas em situações com função social significativa.(EF01GE10) Identificar e descrever características físicas de seus lugares de vivência relacionados aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor entre outros).(EF06GE13)Analisar causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática, discutir e propor ações para o enfrentamento dos impactos decorrentes das alterações climáticas em diferentes lugares.