O uso do teatro de fantoches como prática educativa para uma cultura de prevenção – São José dos Campos/SP
Objetivos da iniciativa
Utilizar o Teatro de fantoches como estratégia para sensibilizar sobre o tema prevenção de desastres socioambientais de forma lúdica e participativa. Integrar conhecimentos da área de desastres a partir da percepção de vulnerabilidade socioambiental da comunidade escolar; Conhecer a realidade da comunidade escolar e seu entorno para proporcionar reflexão e elaboração de propostas que contribuam com a ODS 13 – Ação contra as mudanças climáticas, ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 11- Cidades e comunidades Sustentáveis.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
- ondas de calor
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
Confeção de mapas sociais para identificar a percepção dos estudantes sobre o entorno e espaço de vivência. O uso da cartografia social utilizado como ferramenta para o desenvolvimento da noção espacial que permite ainda perceber, identificar e problematizar aspectos da paisagem presente na vida dos estudantes e a vulnerabilidade do espaço de vivência. O cenário foi criado através do reaproveitamento de materiais e o desenvolvimento das histórias orais de desastres foi realizado atraves de várias etapas, desde a conversa com os famíliares, a escrita e a narração através do fantoche.
Principais resultados alcançados
Os resultados das apresentações do teatro de fantoches revelou que apesar da metodologia simples que utilizou relatos de desastres da comunidade escolar, estimulou participação e percepção dos riscos. A reflexão sobre as experiências vividas nos remete a urgência de agir . O desenvolvimento da proposta colaborou com a recomposição da aprendizagem dos estudantes, principalmente no desenvolvimento das habilidades da comunicação oral, já que, um dos maiores desafios nas aulas é fazer com que os alunos se expressem oralmente e no desenvolvimento das habilidades (EF06AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e compreender a relação entre elas nos processos de criação de personagem;(EF01AR18) Reconhecer e apreciar histórias dramatizadas e outras formas de manifestação teatral presentes no cotidiano;(EF02AR18) Reconhecer e apreciar o teatro de bonecos presente em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas.(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas em situações com função social significativa.(EF01GE10) Identificar e descrever características físicas de seus lugares de vivência relacionados aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor entre outros).(EF06GE13)Analisar causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática, discutir e propor ações para o enfrentamento dos impactos decorrentes das alterações climáticas em diferentes lugares.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
somente a comunidade escolar