O tempo não para, o clima não espera. Faça a sua parte! – Cachoeira Paulista/SP
Objetivos da iniciativa
O objetivo principal era aprofundar conceitos relacionados à educação ambiental e promover a conscientização dos alunos, incentivando-os a entender as mudanças climáticas e relacionar os danos causados por essas mudanças ao seu contexto.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
- Alunos de escolas do Ensino Médio
- Comunidade escolar
- Outro(s)
- Outros: INPE
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
Inicialmente os alunos fizeram estudos sobre a dinâmica climáticas do planeta Terra, através das aulas expositivas, vídeos e atividades de pesquisa. Em seguida, foi apresentado a eles um desafio para pesquisar as mudanças climáticas e seus impactos no planeta Terra. Como síntese, construíram um mapa mental com todos os conhecimentos adquiridos.
Em seguida, fizeram estudos sobre como esses impactos, gerados pelas mudanças climáticas, atingem sua comunidade, com foco na análise das vulnerabilidades existentes na sua rua.
O terceiro ano criou um questionário socioambiental para entender a realidade do seu bairro, como a existência de inundações e deslizamento de terra, que foi respondido pelos seus responsáveis. Colhemos e analisamos os dados referentes aos impactos ambientais e à realidade social desses alunos.
Os alunos do sexto ano analisaram a quais vulnerabilidades estão expostos, pintando com as cores verde (sem perigo), amarelo (atenção) e vermelho (risco), diferentes tipos de desastres naturais, descrevendo qual o risco e como ele pode afetá-los. Além disso, montaram uma exposição, que continha, inclusive práticas experimentais, como a do tornado por exemplo, com as consequências das mudanças climáticas e da intensificação dos fenômenos naturais e seus impactos para as sociedades.
Principais resultados alcançados
O projeto visou trazer conhecimentos para o contexto dos alunos, aplicando e entendendo sua realidade, pois além de conhecerem os impactos gerados pelas mudanças climáticas, analisaram como esses impactos podem atuar na sua comunidade. Dessa forma, o entendimento dos riscos os quais estão expostos (ERRD) favorece a diminuição das vulnerabilidades a que a comunidade está exposta, por fomentar a busca por soluções, seja de maneira pessoal, seja através da cobrança de políticas públicas. Além de parceria com INPE (Instituto de Pesquisa Espaciais).
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
Alunos e professores, comunidade escolar e INPE.