Monitoramento de Chuvas com o Pluviômetro – São Sebastião/SP
Atividade/ação desenvolvida
- Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
- Pluvipet+App
- Descrição
Nível 1: A relação das chuvas com os riscos de desastres, Quanto vai chover?, Tem pluviômetros por aqui?
Nível 2: Para que servem os dados de chuva?, A escola e cada casa é um ponto da rede de monitoramento, Ciência cidadã em ação
Nível 3: Rede observacional da comunidade, Dados cidadãos na rede observacional
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 30
Atividades desenvolvidas e principais resultados
O Projeto Escolas Seguras é realizado pelo Instituto Conservação Costeira, em parceria com o CEMADEN Educação. Foi idealizado após a tragédia de fevereiro de 2023, quando ocorreu a maior chuva na história do país, e o maior desastre socioambiental na história de São Sebastião. A fim de educar jovens para o risco, esse projeto integra a educação climática e ambiental em 4 escolas públicas da Costa Sul de São Sebastião.
No módulo “Monitoramento Participativo de Chuvas” os alunos aprenderam a interpretar dados pluviométricos, entender a dinâmica e a variabilidade da chuva no território e reconhecer a quantidade de chuva que é perigosa, utilizando o pluviômetro.
Para isso, foi feita uma Palestra/Roda de Conversa sobre desastres causados pelas chuvas e o ensino sobre a interpretação de dados volumétricos, uma pesquisa do histórico de chuva na comunidade, a confecção dos pluviômetros de garrafa pet e uma saída de campo para instalação do pluviômetro.
Galeria de imagens
Foto 1
Pluvipet pronto
Foto 2
Confecção do Pluvipet
Foto 3
Instalação do Pluviômetro
Foto 4
Palestra sobre Monitoramento de Chuvas
Link: vídeo da ação
https://www.instagram.com/p/DBwGTdjJkme/