Monitoramento Comunitário da Vila Santa Isabel na questão das inundações no evento climático extremo de maio em Barra do Ribeiro, estado do Rio Grande do Sul – Distrito Federal/DF
Enviado em 22/11/2024
O município de Barra do Ribeiro, assim como mais de 400 cidades do Rio Grande do Sul também foi afetado fortemente pelas inundações de maio de 2024, mas também foi declarado situação de emergência pelas inundações de novembro de 2023, setembro de 2023 e em abril de 2023 ocorreu uma forte chuva de granizo na comunidade Rural da Serrinha que também gerou um decreto de emergência ( Barra do Ribeiro e Guaíba decretam situação de emergência após granizo danificar imóveis | Rio Grande do Sul | G1 (globo.com)). Há muitos anos o município também enfrenta no verão fortes períodos de estiagem afetando a sua produção agrícola que está baseada na silvicultura, arroz, batata doce e soja, assim afetando os agricultores. Na questão das enchentes, particularmente do último ano, o setor do turismo foi fortemente afetado, com a destruição de inúmeras pousadas, campings e restaurantes. Muitas residências nas margens do Lago Guaíba foram afetadas de maneira drástica, fazendo com que os moradores tivessem que procurar outros locais para residir. Sendo assim, as mudanças climáticas têm interferido diretamente no território de Barra do Ribeiro/RS nos últimos anos.
A ação do instituto Internacional Arayara consistiu em dar apoio e suporte para o coletivo Centro do Clima de Barra do Ribeiro/RS para o trabalho de monitoramento comunitário que foi desenvolvido pelo engenheiro ambiental John Wurdig que contemplou a área de risco da Vila Santa Isabel no município.
Apoio as vítimas da área de inundação da VIla Santa Isabel
VIla Santa Isabel alagada nas inundações de maio do RS
Ponto crítico mapeando
Notificações