Minha casa é vulnerável? e demais atividades – Rio de Janeiro/RJ
Atividade/ação desenvolvida
- Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
- Outro tipo de atividade/ação educativa
- A Terra Desliza
- Nossa Escola é Vunerável?
- Descrição
Foi feita uma adaptação da atividade Nossa Escola é Vulnerável e outras atividades foram desenvolvidas criando outros recursos educacionais.
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 31
- Pessoas da comunidade local - Quantidade: 31
Atividades desenvolvidas e principais resultados
A ação da campanha este ano se desenvolveu em três momentos. Em dois momentos, para a UNATI (turma do Campus Mangueira e do Campus Botafogo) a tecnologia do Google Formulário foi aplicada dentro do conceito de Habitação Resiliente. O objetivo foi exercitar o preenchimento de um formulário eletrônico como o Google Formulário refletindo o conceito de Habitação Resiliente para percepção de Riscos e Desastres. A segunda atuação se desenvolveu na disciplina Tecnologia do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Os estudantes desenvolveram em grupos, materiais didáticos para a comunidade de Maricá dentro do tema da semana AprenderParaPrevenir 2024. Maricá foi escolhida pois o curso já de arquitetura já atua elaborando projetos na região e os materiais da campanha devem ser apresentados aos moradores da região. Os materiais foram apresentados e aplicados para a turma em aula inicialmente onde receberam orientações de melhoria. O objetivo foi trabalhar a atuação do arquiteto na educação em redução de riscos de desastres (ERRD) com a possibilidade de o estudante desenvolver as próprias atividades e materiais. A experiência foi muito rica, observamos ótimo resultados, estudantes e público engajados. Os estudantes de arquitetura se viram envolvidos na temática e os estudantes da UNATI puderam refletir sobre o assunto. Os estudantes da UNATI foram orientados em como se inscrever no aviso automático do CEMADEN no celular. Vários relatos surgiram também durante a discussão. Os estudantes da UNATI se sentiram abertos a desabafar sobre o medo que eles possuem quando a chuva começa. Vários relatos de inundação e deslizamentos próximos à moradia.
Galeria de imagens
Foto 1
Turma da UNATI – USU de Botafogo na atividade #AprenderParaPrevenir2024
Foto 2
Parte da Turma da UNATI – USU da Mangueira na atividade #AprenderParaPrevenir2024
Foto 3
Parte da Turma da UNATI – USU da Mangueira na atividade #AprenderParaPrevenir2024
Foto 4
Celular contendo o formulário Google da atividade Minha casa é vulnerável?
Foto 5
Estudantes da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula participando da campanha #AprenderParaPrevenir2024