Memória e percepção de riscos de ocorrência de desastres - São José dos Campos/SP - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Memória e percepção de riscos de ocorrência de desastres – São José dos Campos/SP

Uma iniciativa de ESCOLA MUNICIPAL LUZIA LEVINA APARECIDA BORGES

Enviado em 21/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
  • A Terra Desliza
  • História Oral
  • Nossa Escola é Vunerável?
  • Descrição

    Os materiais das Jornadas Pedagógicas do CEMDEM utilizados como base das atividades desenvolvidas em sala foram:

    1) Atividade: A terra desliza – Roteiro básico para entrevistas Memória e percepção de riscos de ocorrência de desastres.

    2) Nossa Escola é Vulnerável? Tabela – Deslizamentos, terremotos, incêndio, seca, inundação e vendaval. 

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 32
  • Pessoas da comunidade local - Quantidade: 32

Atividades desenvolvidas e principais resultados

A atividade foi realizada no 6 ano C da Escola Municipal Luzia Levina em São José dos Campos, sala que conta com muitos alunos de inclusão, com necessidades especiais e defesagem na aprendizagem. O objetivo da atividade foi promover a inclusão entre os alunos por meio da valorização da história oral, das memórias dos familiares dos estudantes em relação à desastres ambientais, buscando desenvolver a empatia e criar pontes de afinidade entre eles.

Como resultados tivemos a valorização os conhecimentos prévios de alunos, sobretudo daqueles que tem necessidades especiais. Eles puderam se solidarizar com histórias familiares relacionadas à enchentes desmoronamentos, vendavais, tempestades de raio, seca e chuvas fortes.

Conhecer um pouco da geografia do Vale do Paraíba e Litoral Norte por meio da histórias de viagens frustradas. Uma aluna relatou que não conseguiu retornar de Ubatuba devido a enchente em São Luís do Paraitinga. Outros reviveram memórias de infância, como o dia em que precisaram evacuar a creche devido a possibilidade de um alamento e desmoronamento. 

Também houve a descoberta de várias histórias de migração, famílias que se mudaram para São José fugindo da seca no Nordeste. Dentre os relatos, um aluno que é dautônico relatou que sua família veio do interior do Piauí e já haviam enfretado mais de cem dias sem chuva.

O interesse deste aluno pela atividade nos levou a realização de uma segunda atividade. Nesta os alunos foram desafiados a elaborar uma legenda de riscos de desastres ambientais, onde precisavam escolher três cores: uma para grande ameaça, outra para pouca ameaça e a terceira para nenhuma ameaça.

A atividade foi fundamental para quebrar esteriótipos da sala em relação ao dautonismo, demonstrar uma pluralidade de formas de transformar alertas em cores, para além do esquema de semáforo (verde/amarelo/vermelho) valorizando a diversidade entre os alunos e abolir preconceitos. Nos anexos \\\”fotos da atividade\\\” é possível visualizar que não há uma divisão entre a forma como a pessoa dautônica interpreta os riscos e uma forma homogênea como os demais não dautônicos interpretam. Há uma diversidade de pontos de vista mesmo entre os alunos não dautônicos. Tornar este fato visual a partir da inspiração de uma atividade do CEMADEM deixou o debate sobre inclusão mais palpável para todos. Também alterou profundamente minha forma de dar aula, substituindo as legendas em cores por outros elementos de caracterização. 

Também buscamos questionar o termo \\\”naturais\\\” dos desastres e desenvolver o senso crítico buscando compreender os fatores antrópicos responsaveis por intensificá-los. Debateu-se a relação entre o aquecimento global e a impermeabilização do solo urbano com os desastres relatados pelos alunos. 

Sobre o termo de uso de imagens, os alunos assinam termo na escola no ato da matrícula. 

Galeria de imagens

Foto 1

Alerta de Desastres Grupo 1

Foto 2

Alerta de Desastres Grupo 2

Foto 3

Alerta de Desastres Grupo 3

Foto 4

Relato pessoal e familiar sobre memórias em desastres

Foto 5

Entrevistas com familiares a partir de roteiro do CEMADEM

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2018
Colégio E. do Campo Santa Rita D’Oeste – Terra Roxa/PR
Redução de risco de deslizamentos em encostas a partir da prática cotidiana Objetivos: O objeto dessa prática de redução de riscos de deslizamentos em encostas é fazer com que os alunos ...
#AprenderParaPrevenir2020
Colégio Militar Dom Pedro II – Rio Branco/AC
Título da campanha:  Percepções dos estudantes em relação à prática de queimadas e incêndios no Estado do Acre Objetivo:  Estimular o debate e conscientização entre a comunidade escolar e ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.E.Prefeito Domingos de Souza – Guarujá/SP
Título:  Compartilhamento de Informações Ambientais e Climáticas a partir das Redes Sociais  para o Enfrentamento de Enchentes e Alagamentos no Município de Guarujá-SP. Objetivos:  O presente projeto apresentou a realidade ...
#AprenderParaPrevenir2024
Oficina: “Guarda-Chuva da Esperança: Tecendo Sonhos para uma Comunidade Sustentável e Resiliente” – Recife/PE
#AprenderParaPrevenir2018
Defesa Civil – E. M. Natividade Saldanha – Jaboatão dos Guararapes/PE
NUPDEC: CONSTRUINDO UMA ESCOLA RESILIENTE Objetivos: Desenvolver ações de prevenção para Redução de Riscos e Desastres;Reconhecer os riscos existentes no entorno da escola e na comunidade; Reconhecer a importância da ...
#AprenderParaPrevenir2023
O uso do teatro de fantoches como prática educativa para uma cultura de prevenção – São José dos Campos/SP

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações