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Juventude do Alto Uruguai Gaúcho no enfrentamento aos desastres climáticos – Erechim/RS

Uma iniciativa de Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim – Laboratório de Educação Ambiental

Enviado em 16/12/2024

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Atividade/ação desenvolvida

  • Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
  • Outro tipo de atividade/ação educativa
  • A Terra Desliza
  • Bacia Escola
  • Pluvipet+App
  • Nossa Escola é Vunerável?
  • Descrição

    As escolas desenvolveram atividades vinculadas às jornadas pedagógicas:

    Terra Desliza

    Bacia Escola

    Pluvipet+App

    Nossa Escola é Vulnerável

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 5000
  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 130
  • Pessoas da comunidade local - Quantidade: 350

Atividades desenvolvidas e principais resultados

O Rio Grande do Sul (RS) tem enfrentado uma série de desastres climáticos significativos, incluindo inundações, secas, tempestades com granizo, vendavais e geadas. Esses eventos climáticos extremos têm causado impactos devastadores na infraestrutura, na economia e no bem-estar das comunidades. O contexto requer a adoção de medidas de mitigação e adaptação. São essenciais estratégias como a implementação de sistemas de alerta precoce, investimentos em infraestrutura de prevenção e programas de educação e capacitação. Nesse trabalho relatamos um projeto de extensão universitário realizado no ano de 2024, com o objetivo fortalecer o protagonismo juvenil no enfrentamento aos desastres climáticos. Participaram do processo jovens de 38 municípios do Norte do RS, com idade entre 15 a 24 anos,incluindo  jovens que frequentam o Ensino Médio e Jovens Universitários. O Projeto foi organizado em três etapas: 1ª Etapa: mobilização dos jovens; realização de estudos e investigações sobre a temática nas instituições de ensino; planejamento e organização de atividades para um evento regional; 2ª Etapa: realização do XX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, um evento delineado para proporcionar a troca de conhecimentos e experiências entre os jovens, por meio da participação em conferências, mesas redondas, minicursos e rodas de conversa. Também houve a definição de objetivos prioritários para a realização de projetos de intervenção envolvendo escolas e comunidades; 3ª Etapa: elaboração e implementação de projetos de intervenção, com destaque para o monitoramento participativo do clima, espacialização dos riscos socioambientais nas bacias hidrográficas em que as escolas estão situadas; identificação de vulnerabilidades existentes nas escolas e comunidades. O projeto vem contribuindo para mobilizar os jovens e comunidades a identificarem, conhecerem e compreenderem os riscos existentes no seu território, desenvolvendo projetos voltados ao enfrentamento de desastres climáticos, com destaque ao monitoramento do clima.

Galeria de imagens

Foto 1

Material de divulgação XX Fórum da Juventude

Foto 2

Publico participante do XX Fórum da Juventude

Foto 3

Divulgação do Projeto nos meios de comunicação

Foto 4

Pré-Fórum

Foto 5

Oficina Programação das Estações

Link: vídeo da ação

https://drive.google.com/file/d/1p8cXMAWMQjT0voIefrafijUvJzIbzrDA/view?usp=sharing

Arquivos complementares

  • chamada_publica_projetos_XX_Forum_2024.pdf 246 kb
  • Fotos_dia_forum_2024.pdf 514 kb
  • fotos_execucao_projetos_escolas.pdf 3 mb

Veja mais iniciativas da campanha

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E.E. Prof. Caetano Carbone – Itararé/SP
“Educação em prevenção de riscos de desastres” EE. Professor Caetano Carbone Professores envolvidos: Maria Inês Vidal especialista Geografia Djane Corrêa Antunes de Góes especialista Língua Portuguesa/Inglês Turma Envolvidas: 1ºAno ...
#AprenderParaPrevenir2020
Universidade Federal de Juiz de Fora/MG
Título da campanha:  Projeto de extensão Aprender para Prevenir e NASFE na construção de Cidades Resilientes. Objetivo:  O Projeto Aprender para Prevenir, no ano de 2020, teve seu foco ...
#AprenderParaPrevenir2017
Defesa Civil – Escolas Municipais – Santos/SP
Título do Projeto: Defesa Civil na escola Relação com desastres: Ações preventivas e percepção de risco Objetivo Geral: A Defesa Civil atua com medidas permanentes, a fim de evitar ou minimizar ...
#AprenderParaPrevenir2024
Medição da quantidade de chuva no mês de agosto – Taubaté/SP
#AprenderParaPrevenir2017
Defesa Civil – CEMUS V Luiz Rodrigues de Almeida – Salto/SP
Título do projeto: SALTO FORA DA ROTA DO VENTO Relação com desastres: Ações preventivas e percepção de risco 1. Objetivo: É oportunizar no espaço que educa, ações, projetos para ...
#AprenderParaPrevenir2019
Defesa Civil de Dourados – Universidade Federal de Dourados/MS
Título:  O Curso de geoprocessamento aplicado a Defesa Civil Objetivos:  O projeto teve como objetivo proporcionar com que as Defesas Civis da chamada região da grande Dourados e os demais ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

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