Juventude do Alto Uruguai Gaúcho no enfrentamento aos desastres climáticos – Erechim/RS
Atividade/ação desenvolvida
- Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
- Outro tipo de atividade/ação educativa
- A Terra Desliza
- Bacia Escola
- Pluvipet+App
- Nossa Escola é Vunerável?
- Descrição
As escolas desenvolveram atividades vinculadas às jornadas pedagógicas:
Terra Desliza
Bacia Escola
Pluvipet+App
Nossa Escola é Vulnerável
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 5000
- Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 130
- Pessoas da comunidade local - Quantidade: 350
Atividades desenvolvidas e principais resultados
O Rio Grande do Sul (RS) tem enfrentado uma série de desastres climáticos significativos, incluindo inundações, secas, tempestades com granizo, vendavais e geadas. Esses eventos climáticos extremos têm causado impactos devastadores na infraestrutura, na economia e no bem-estar das comunidades. O contexto requer a adoção de medidas de mitigação e adaptação. São essenciais estratégias como a implementação de sistemas de alerta precoce, investimentos em infraestrutura de prevenção e programas de educação e capacitação. Nesse trabalho relatamos um projeto de extensão universitário realizado no ano de 2024, com o objetivo fortalecer o protagonismo juvenil no enfrentamento aos desastres climáticos. Participaram do processo jovens de 38 municípios do Norte do RS, com idade entre 15 a 24 anos,incluindo jovens que frequentam o Ensino Médio e Jovens Universitários. O Projeto foi organizado em três etapas: 1ª Etapa: mobilização dos jovens; realização de estudos e investigações sobre a temática nas instituições de ensino; planejamento e organização de atividades para um evento regional; 2ª Etapa: realização do XX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, um evento delineado para proporcionar a troca de conhecimentos e experiências entre os jovens, por meio da participação em conferências, mesas redondas, minicursos e rodas de conversa. Também houve a definição de objetivos prioritários para a realização de projetos de intervenção envolvendo escolas e comunidades; 3ª Etapa: elaboração e implementação de projetos de intervenção, com destaque para o monitoramento participativo do clima, espacialização dos riscos socioambientais nas bacias hidrográficas em que as escolas estão situadas; identificação de vulnerabilidades existentes nas escolas e comunidades. O projeto vem contribuindo para mobilizar os jovens e comunidades a identificarem, conhecerem e compreenderem os riscos existentes no seu território, desenvolvendo projetos voltados ao enfrentamento de desastres climáticos, com destaque ao monitoramento do clima.
Galeria de imagens
Foto 1
Material de divulgação XX Fórum da Juventude
Foto 2
Publico participante do XX Fórum da Juventude
Foto 3
Divulgação do Projeto nos meios de comunicação
Foto 4
Pré-Fórum
Foto 5
Oficina Programação das Estações
Link: vídeo da ação
https://drive.google.com/file/d/1p8cXMAWMQjT0voIefrafijUvJzIbzrDA/view?usp=sharing